Financiamento do imóvel: confira os documentos necessários

Financiamento do imóvel: confira os documentos necessários

Você encontrou o imóvel dos seus sonhos e não vê a hora de assinar os documentos? Fique atento para que durante a assinatura do contrato de financiamento não ocorram problemas! Você deve ler todas as cláusulas com bastante cuidado para esclarecer o máximo de dúvidas que tiver. O próximo passo é reunir os documentos necessários para financiar a compra do seu lar, doce lar. Mas você sabe quais documentos são exigidos? Fique tranquilo(a) porque nós, da Projeto Mosaico, vamos ajudar! Podemos continuar?

Afinal, quais documentos são esses que eu preciso reunir para realizar o financiamento?

documentos necessários para o financiamento da casa

Confira os documentos necessários para o financiamento do seu imóvel. 

Duas grandes opções de financiamento são as transações realizadas com o banco e com a construtora. O segundo modelo é bem mais simples e descomplicado justamente pelo fato de uma construtora ser mais flexível quanto ao prazo e aos valores das parcelas que  podem ser ajustados de acordo com as necessidades de cada cliente, ou seja, todo o processo é facilitado e bem menos burocrático.

Por isso, reunimos alguns dos principais documentos que você precisa ter em mãos para fechar negócio com a construtora, já que esse tipo de negociação é um dos meios mais seguros do mercado para comprar o imóvel ideal. Confira:

  • Carteira de Identidade, carteira de motorista ou passaporte;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de estado civil;
  • Comprovante de renda (Holerite, Contracheque, Imposto de Renda ou Extrato de movimentação bancária)

É importante ler também:
Aprenda a analisar o contrato antes de comprar o seu imóvel
Por que a vistoria da obra da sua casa é tão importante?

Antes de assinar leia o contrato de financiamento com bastante atenção

documentos necessários para o financiamento do imóvel

Leia o seu contrato de financiamento antes de assinar. 

Antes de assinar o contrato de financiamento do seu imóvel, certifique-se de ler todos as cláusulas com cuidado. Preste atenção à seção que lista o endereço da propriedade, a metragem do imóvel e todas as suas características. Confira se os seus dados pessoais e os dados do vendedor estão corretos. Se alguma informação estiver incorreta ou incompleta, solicite a correção. Verifique possíveis penalidades e os direitos e deveres de ambas as partes.

Vale a pena conferir:
Aprenda a se planejar para a construção da sua casa
5 dicas para os futuros moradores de um condomínio de lotes

Também é preciso ficar atento ao valor do financiamento a fim de conferir se está de acordo com o que foi firmado entre você e a construtora. Além disso, observe se o número e o cálculo do valor das parcelas está correto. Caso você não sinta segurança para assinar o contrato, mesmo depois de ter lido atentamente cada parte do documento, então consulte uma segunda opinião de um especialista.

Fique atento!

  • Um contrato de financiamento é um documento formal. Portanto, só assine, caso se sinta seguro(a) para fazer isso;
  • Como um potencial comprador, você deve se certificar de que suas finanças estão em ordem. Não compre um imóvel, se você sabe que vai ficar endividado e não terá condições de arcar com os custos de manutenção (água, energia, entre outros).
  • Antes de fechar negócio, inspecione o imóvel com muita precaução em busca de eventuais falhas ou imperfeições. Avalie se o tipo de terreno permite determinados tipos de construção para evitar futuras dores de cabeça.

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe quais documentos são necessários para o financiamento da sua casa, que tal descobrir os maiores erros na hora de comprar a casa própria?



Leave a Comment

Your email address will not be published.