Tendências e estilos de casas para construir - Projeto Mosaico
Área do Cliente

Tendências e estilos de casas para construir

Pensando em morar em loteamento fechado? Confira as tendências e estilos de casas para construir que irão valorizar o seu imóvel. Saiba mais no blog da Projeto Mosaico! Com o…

By: Projeto Mosaico 26/05/2020

Pensando em morar em loteamento fechado? Confira as tendências e estilos de casas para construir que irão valorizar o seu imóvel. Saiba mais no blog da Projeto Mosaico!

Com o adensamento das cidades, a principal tendência dos mercados imobiliário e de construção civil passou a ser a verticalização das construções, com imóveis cada vez mais compactos. No entanto, há quem não se adapte a este estilo de vida. Assim, para quem não abre mão da liberdade e de espaços amplos, uma alternativa que também tem ganhado cada vez mais atenção são os loteamentos fechados e, pensando nisso, trouxemos algumas tendências e estilos de casas para construir caso você tenha isso como plano.

Além da construção de uma casa sob medida, quem opta por construir uma casa em um loteamento fechado tem como vantagens a garantia de segurança e privacidade que jamais encontraria em um apartamento, por exemplo. 

Entre os pontos abordados, estão:

– Tendências e  estilos de casas para construir;

– Vantagens de morar em loteamento fechado;

– O que a Projeto Mosaico oferece.

Tendências e estilos de casas para construir

O principal fator a se ter em mente antes de construir uma casa com planta personalizada, é o planejamento arquitetônico da sua nova residência. 

Além de contratar um arquiteto ou engenheiro registrado em uma entidade de classe, como o CREA, é necessário levar em conta uma série de fatores. Entre eles, o tamanho do terreno, a inclinação do solo, a incidência solar e as regras de construção do loteamento. 

Veja aqui 5 ideias para pensar a sua planta personalizada.

Depois disso, é chegado o momento de escolher o estilo arquitetônico da casa que você quer construir. Importante destacar que esta escolha é determinante, pois influenciará diversos aspectos do imóvel: desde os tipos de materiais que serão utilizados, passando pela aparência externa e a fachada, até a disposição e layout de cada cômodo da casa. 

Sendo assim, conheça as principais tendências e estilos de casas para construir, com suas característica e singularidades. Confira e escolha a que melhor se adequa à sua personalidade e necessidades:

1 – Estilo Clássico

A arquitetura de estilo clássico traz elementos inspirados na antiguidade clássica, especialmente na arquitetura grega e romana, no renascimento e no neoclassicismo. São, portanto, construções ecléticas e atemporais, que utilizam bastante mármore ou calcário, além de madeira e telhas para a cobertura. 

Janelas e colunas exuberantes nas fachadas são também características comuns. Inclusive, se  a casa tiver dois andares, as colunas podem ir do chão até o topo do segundo pavimento. Essa técnica traz um efeito de imponência, bem peculiar ao estilo.

2 – Estilo Moderno

O Modernismo foi um movimento cultural da primeira metade do século XX que influenciou diversos campos artísticos, principalmente a arquitetura.

Quando começou a ser formulada, a arquitetura Moderna tinha como princípio a rejeição de todos os estilos anteriores. Com o lema de “menos é mais”, os arquitetos adeptos ao novo movimento estabeleceram os “Cinco pontos da Nova Arquitetura”, também conhecidos como os cinco pontos da arquitetura moderna: planta livre, fachada livre, pilotis, terraço jardim e janela em fita.

Ou seja, uma construção modernista privilegia o mais simples e é caracterizada por:

– Linhas retas e bem marcadas; 

– Uso intenso de materiais como concreto, aço e vidro; 

– Integração da área interna com o exterior; 

– Pouco ou nenhum uso de pilares e vigas, criando grandes vãos livres nos espaços; 

– Integração dos espaços e ambientes com funções múltiplas, privilegiando o convívio a sociabilização;

– E utilização do terraço como um espaço de permanência, descanso e convívio.

3 – Estilo Contemporâneo

Quando se fala em Arquitetura Contemporânea, considera-se o que foi produzido no período pós-moderno, ou seja, desde o final dos anos 1980 até hoje. 

Por misturar diversas referências, o estilo arquitetônico contemporâneo não tem uma linguagem única. Tudo depende do profissional por trás do projeto e suas preferências. 

No entanto, é possível apontar alguns pontos em comum entre as construções que adotam o estilo. Um deles é a preocupação com a sustentabilidade e o uso racional dos recursos naturais. Ou seja, além do cuidado para não gerar desperdício e do reaproveitamento como estratégia, há preferência por materiais provenientes de manejo sustentável e recicláveis, substâncias não-tóxicas e valorização da insolação e iluminação natural.

Preza-se, assim, pela integração dos ambientes internos com o exterior, com direito a jardins verticais. Tudo para garantir conforto térmico e luminosidade aos moradores.

A arquitetura contemporânea conta também com o uso de tecnologias avançadas da construção civil. São equipamentos e materiais que ajudam a desenvolver as características sustentáveis dos projetos, além de garantirem obras mais rápidas.

Em relação à estética, destaque para a decoração minimalista e atemporal, linhas retas, uso intenso de concreto e vidro, além de janelas amplas. Em alguns casos, há também a ousadia na utilização de linhas e formas irregulares que incitam a imaginação.

4 – Estilo Escandinavo

O estilo escandinavo é marcado pela estética típica dos países do norte da Europa, mais precisamente Dinamarca, Suécia e Noruega. Por serem regiões bastante frias, as casas se tornam verdadeiros ninhos, onde as pessoas passam a maior parte do tempo. 

Na construção, a preferência é dada às matérias-primas locais, especialmente a madeira, que contribui para manter o calor nos ambientes. O material pode aparecer nos móveis, pisos, forros e servir de revestimento às paredes das construções. 

O estilo tem ainda um foco na simplicidade e nunca no excesso. O objetivo é valorizar os recursos naturais e tudo aquilo que traz funcionalidade e incentiva convivência nos ambientes. O resultado é uma arquitetura de linhas simples, integrada ao entorno e ao ambiente invernal.

5 – Estilo Tropical

As casas com o estilo tropical são ideais para as regiões mais quentes do Brasil. Inspiradas em casas de praia, estas construções priorizam o contato com a natureza e a integração entre o interno e o externo. 

Quanto aos materiais utilizados, a madeira e o bambu são carros-chefe, além de cores quentes e vibrantes para trazer aconchego. No exterior, valorização do paisagismo com muito verde, em jardins integrados aos ambientes internos. 

Vantagens de morar em loteamento fechado

Como você pode observar, são diversas as opções de estilos arquitetônicos para construir sua casa. 

Além de planejar um imóvel sob medida para a sua família, em um loteamento fechado, você tem ainda uma série de outras vantagens. 

Aqui preparamos uma listagem com 7 ótimos motivos para comprar um terreno em um loteamento fechado. Entre eles, estão a valorização deste tipo de investimento, a segurança garantida e a qualidade de vida oferecida.  

O que a Projeto Mosaico oferece

A Projeto Mosaico é uma empresa que prima pela excelência. Especializada no desenvolvimento e na comercialização de loteamentos abertos, fechados e condomínios de lotes. Com elevada capacidade técnica e administrativa, conta com profissionais com mais de 30 anos de experiência e está presente nas regiões sudeste, nordeste e norte do país.

Conheça aqui nossos empreendimentos à venda

E, se quiser mais informações ou precisar esclarecer alguma dúvida, entre em contato conosco

Disqus
Outros Posts