Dicas fundamentais para construir a sua casa do zero

Dicas fundamentais para construir a sua casa do zero

A construção de uma casa dá um trabalho danado! Se não for feito um planejamento, a obra pode demorar mais tempo do que o esperado para ficar pronta, além de exigir gastos além do necessário. Por isso, é importante planejar tudo com antecedência, desde a escolha do local onde você vai morar até o levantamento da mão de obra necessária. Além desses itens, há diversos outros pontos que devem ser vistos com cuidado na hora de planejar a construção de sua casa. Quer saber quais são eles? Continue a leitura deste post!

Escolha o terreno ideal

A primeira coisa a ser feita antes de iniciar a construção da casa de seus sonhos é escolher um lote para comprar. Além da localização, você deve avaliar os desníveis do terreno, a qualidade do solo e a área permitida para construção. Caso seu lote tenha um desnível muito grande, será necessário um trabalho de terraplanagem para viabilizá-lo para a construção.

Defina o orçamento para cada etapa de sua obra

construir-casa-do-zero

Somente definindo o orçamento será possível dar andamento na obra.

Quanto você tem disponível para a construção de sua casa? É o orçamento que vai definir a qualidade dos materiais a serem utilizados, o tamanho do imóvel e o tempo necessário para o término da obra. Por isso, os cálculos de custos com materiais devem ser feitos com cuidado, para que não ultrapassem o orçamento, mas também não falte nada. Além disso, antes de dar início à obra é preciso estabelecer um valor a ser pago com a mão de obra.

Estabeleça um cronograma para a obra

Para que sua casa não leve muito tempo para ficar pronta, estabeleça um prazo para o início e o fim das obras. Esse planejamento é importante para que você e sua família programem a mudança para a casa nova. Também é uma forma de saber a quantidade de mão de obra necessária para realizar o projeto dentro do prazo estabelecido.

E o mais importante é definir uma data de início e término para a conclusão de cada etapa da casa. Por exemplo: quanto tempo será gasto para concluir o alicerce? E as paredes e o restante da casa? Assim, não há riscos do acabamento ser feito às pressas para que os prazos sejam cumpridos.

Contrate profissionais qualificados

dicas-construir-casa-do-zero

Profissionais qualificados são a parte mais importante na construção de sua casa.

Contratar mão de obra qualificada é essencial para que sua casa atenda às suas expectativas. Para saber se alguém possui realmente as qualidades que diz ter, confira pessoalmente outros serviços realizados pelo profissional. Ligue para antigos clientes e pergunte sobre a qualidade daquele profissional.

Obtenha a documentação necessária

Para dar início à sua obra é necessário ir até a prefeitura de sua cidade pedir a autorização. Para que o município conceda o alvará é necessário levar o projeto da construção e a matrícula do terreno, que deve ser requerida no cartório de imóveis.

Acompanhe a obra de sua casa de perto

dicas-construir-casa-do-imovel

Nada melhor do que o dono para avaliar a qualidade do serviço.

Se você quer que sua casa seja construída de acordo com o que foi determinado no projeto e com qualidade, inspecione a obra de perto. Claro que isso não significa que você deve ficar o dia todo no canteiro de obras, mas você precisa ir à construção alguns dias na semana. Isso é importante para que você não tenha surpresas desagradáveis ao longo da construção.

O que achou de nosso post de hoje? Foi suficiente para você saber como construir sua casa? Continue adquirindo novas informações conhecendo algumas dicas de como reformar seu imóvel?



Leave a Comment

Your email address will not be published.