NOSSO BLOG

Saiba como escolher um terreno em loteamento fechado

16/12/2020 |

Chegou a hora de comprar um terreno em loteamento fechado para construir a casa dos seus sonhos? Saiba que há algumas dicas essenciais para a escolha do lote ideal. Neste post, vamos te contar o que você deve observar para fazer o melhor negócio

O que é um loteamento fechado

O primeiro passo é entender o que é um loteamento fechado. Trata-se de uma forma de parcelamento do solo urbano, ou seja, é a subdivisão de uma área maior em áreas menores – os lotes -, destinadas à edificação. 

O perímetro do loteamento é cercado ou murado, com acesso controlado ou não. Em seu interior, há abertura de vias de circulação e de logradouros públicos.

Dependendo do loteamento, há ruas de domínio público, de responsabilidade da Prefeitura. Também pode ser criada uma associação de moradores, a fim de manter o cumprimento das regras do loteamento e da legislação vigente.

A diferença entre loteamento aberto e fechado é justamente o controle de acesso à área. No loteamento aberto – modalidade também difundida na maioria das cidades brasileiras – não há restrições quanto a isso, nem fechamento do perímetro. 

Como escolher o seu terreno em loteamento fechado 

Agora, sim, você já pode descobrir quais são os principais aspectos que devem ser observados para a escolha do seu terreno em loteamento fechado.

Topografia

A topografia é a configuração do relevo de um terreno com a posição de seus acidentes naturais ou artificiais. Para a abertura do loteamento fechado, é feito um estudo topográfico da área. Esse estudo prevê, além do melhor local para a implantação do loteamento, a realização de serviços como terraplanagem.

Na hora de escolher o seu lote avalie a metragem e o nivelamento, assim como o relevo e os acidentes geográficos – quando houver. Esses fatores irão interferir na construção do seu imóvel, por isso são tão importantes.

Posição em relação ao sol

A posição em relação ao sol é outro aspecto que fará toda a diferença. No hemisfério Sul, a face norte é a que recebe a maior parte de insolação, sendo que a face leste recebe o sol da manhã e a oeste o sol da tarde. Na face sul incide a menor quantidade de raios solares.

No momento de definir a planta do imóvel, é fundamental considerar a localização de cada cômodo em relação à posição solar. Uma recomendação é definir a construção de acordo com o tempo de permanência em cada um dos ambientes.

Por exemplo, o sol da manhã (face leste) é indicado para os quartos, uma vez que esses ambientes ficarão aquecidos durante o dia e mais frescos durante a noite.

Posição em relação aos lotes vizinhos

Em um loteamento, os lotes de esquina tendem a valer mais, tendo em vista a localização privilegiada. Também é indicada a avaliação das imediações do terreno. Vale observar se você não irá construir uma casa térrea entre dois sobrados, correndo o risco de ficar sem sol. Conheça também o padrão das casas vizinhas, a fim de visualizar melhor as determinações do zoneamento. Tenha em mente que o seu projeto deverá estar em acordo com as regras e a lei do loteamento fechado para que seja liberado o alvará de construção.

Tipo do solo

Verificar o tipo de solo do terreno é outra recomendação, pois isso também irá interferir na construção da sua casa ou sobrado. Dependendo do tipo de solo será necessário uma fundação mais profunda – o que exigirá um investimento maior. Terrenos com pedras na superfície ou próximos a rios ou cursos d’água costumam exigir um alicerce mais reforçado.

Mata nativa

A presença de mata nativa nas proximidades do loteamento fechado valoriza o empreendimento. Isso porque as áreas verdes contribuem para tornar a região mais agradável e ainda traz benefícios como aumento da umidade relativa do ar, mais conforto térmico nos imóveis e redução da poluição sonora. O resultado é mais qualidade de vida aos moradores.

Vale a pena comprar terreno em loteamento fechado

Depois de conhecer essas dicas básicas para a escolha de um terreno em loteamento fechado, vale lembrar os benefícios que morar em um imóvel desse tipo podem proporcionar.

Entre as principais vantagens de comprar terreno em loteamento fechado estão:

  • Segurança e privacidade;
  • Pagamento facilitado;
  • Economia;
  • Valorização e liquidez do bem;
  • Conforto e qualidade de vida.

Conheça os empreendimentos da Projeto Mosaico

Que tal conhecer os empreendimentos da Projeto Mosaico? São loteamentos fechados e condomínios de lotes nas melhores localizações das regiões Sudeste, Norte e Nordeste do país. 

A Projeto Mosaico atua em todas as etapas de implantação dos loteamentos, garantindo assim localização estratégica, legalização do projeto urbanístico junto às prefeituras e todas as obras de infraestrutura. 

Priorize a qualidade de vida e a segurança para você e a sua família: converse com um especialista da Projeto Mosaico: clique aqui.

GOSTOU? COMPARTILHE:


OUTRAS POSTAGENS

© 2023 - Projeto Mosaico Empreendimentos Imobiliários Ltda. | Política de privacidade

Projeto Mosaico é uma investida da Maiz: maiz.com.br

Fale agora com
nossos consultores
TELEFONE
E-MAIL
WHATSAPP