Vale a pena investir em loteamento fechado? - Projeto Mosaico
Área do Cliente

Vale a pena investir em loteamento fechado?

Segurança, liquidez e rentabilidade: estas são as palavras que surgem na cabeça de quem está pensando em investir em loteamento fechado. Está com as mesmas dúvidas? Confira no Blog Mosaico…

By: Projeto Mosaico 11/12/2019

Segurança, liquidez e rentabilidade: estas são as palavras que surgem na cabeça de quem está pensando em investir em loteamento fechado. Está com as mesmas dúvidas? Confira no Blog Mosaico algumas dicas para fazer um bom negócio!

Se você começou a pensar em investir em um loteamento fechado em São Paulo, deve estar se perguntando se vale a pena, se é seguro. É sobre esse tema que vamos tratar no post. Leia até o final e saiba quais são os pontos que você deve considerar para avaliar se vale, ou não, fazer este tipo de investimento.

É importante pensar em alguns fatores que influenciam no preço final, desde o tempo de obra do loteamento fechado, até as obras do imóvel que será construído para a venda, ou mesmo se você pretende vender o terreno apenas beneficiado, porém sem edificação. Veja a seguir como esses e outros fatores podem ajudar – ou mesmo atrapalhar – na hora de lucrar com o seu investimento em lotes e terrenos em condomínios fechados.

Investir em loteamento fechado é seguro?

Investir em negócios seguros e ter alta lucratividade é o objetivo de todo mundo que faz algum tipo de atividade dessa natureza. Mas, como saber se o negócio é seguro? Sempre existe a possibilidade de haver problemas durante as transações de longos prazos, como são os financiamentos de imóveis. Você pode tentar evitá-los ficando atento a alguns detalhes, que devem ser considerados ao fazer o negócio.

É importante lembrar que o mercado imobiliário sempre foi considerado rentável, de alta lucratividade e muito seguro. Porém, a grande oferta de casas e apartamentos aqueceu o mercado e fez com que até 2012 houvesse uma grande oferta. 

Existe uma premissa básica em negócios que se baseia na lei da oferta e da procura e o inchaço da oferta, até pouco tempo, fez com que houvesse uma queda nos preços, não chegando à desvalorização, mas causando até certa insegurança. 

Mas, loteamentos fechados são uma alternativa aos imóveis em rua pública. Não são apartamentos, mas oferecem um estilo de vida diferenciado. É justamente esse estilo de vida associado aos loteamentos fechados, somado aos benefícios de se morar em condomínios de lotes, como segurança, privacidade, opções de lazer, conforto e segurança, que fez com que esse tipo de imóvel ganhasse mais procura nos últimos anos, melhorando os preços e aumentando a lucratividade de quem investe.

Se eu investir em lotes, vou demorar quanto tempo para ganhar dinheiro?

O tempo é uma variável muito importante quando estamos falando de obras em andamento. Os loteamentos fechados, quando ainda não estão finalizados, trabalham na construção dos espaços comuns, das estruturas básicas e da instalação de serviços, como água luz e telefonia. 

A lucratividade está ligada ao formato de negócio que você vai aderir. Se você compra um terreno em loteamento fechado e paga à vista, você consegue visualizar o seu lucro imediatamente, se vender o imóvel sem edificação, porém beneficiado e pronto para construir.

Se você vai construir, tem que considerar o tempo da obra do loteamento mais o tempo da obra do imóvel que será feito sobre o lote. Você pode vender o imóvel na planta, o que desvaloriza um pouco, se comparado à venda dele finalizado.

Outro fator muito importante é o tempo que leva a liberação de financiamentos, em caso de negociações feitas com bancos ou instituições financeiras. Leia todo o contrato ao utilizar esse tipo de serviço, para saber quais são os detalhes que vão influenciar no prazo para a liberação do seu retorno sobre o investimento.

Investir em terrenos de loteamentos fechados rende mais do que lotes avulsos?

Essa é uma pergunta importante, pois, na procura por imóveis, a localização é o principal fator influenciador na decisão de compra, seja em loteamento fechado ou outro tipo de imóvel. Boa localização significa ter serviços próximos, mas não só. Um dos valores mais considerados na chamada “boa localização” é o tipo do bairro em que o imóvel está instalado. 

Na procura por lotes e terrenos, existe uma dificuldade em encontrar unidades que permitam construir do zero em bairros melhores, com boa vizinhança e infraestrutura pública. Aqueles que estão disponíveis custam normalmente muito mais do que você poderia investir para ter algum lucro. 

Além disso, o fator de aumento na procura pelo estilo de vida oferecido em loteamentos fechados (como já dissemos) faz com que o condomínio de lotes seja o novo bairro de alto padrão, afinal é lá que você conhece toda a vizinhança e pode viver com segurança, conforto e privacidade.

Quando estamos falando de terrenos na rua, sem considerar a boa localização, falamos então de lugares menos seguros que, justamente por esse motivo, podem desvalorizar mais rápido.

Depois dessa leitura, pode ser que algumas outras dúvidas tenham surgido, ou mesmo, se você quiser saber mais sobre as vantagens de investir nesse tipo de imóvel, basta entrar em contato com um dos nossos especialistas. Aproveite para conhecer todos os empreendimentos da Projeto Mosaico e se encantar por um deles. Com certeza, um deles vai ser o seu lote ideal, para você construir seu futuro.

')}
Disqus
Outros Posts