O que valoriza mais: comprar uma casa pronta ou um imóvel na planta?

O que valoriza mais: comprar uma casa pronta ou um imóvel na planta?

A compra de um imóvel é um investimento de alto valor e a realização de um grande sonho. Por ser um grande passo da vida adulta, adquirir uma casa requer a avaliação de vários aspectos, em principal, a valorização do imóvel. Diversos fatores podem definir o valor do imóvel e, por isso, a dúvida que paira quem está inclinado a adquirir rapidamente sua casa ou apartamento é: seria melhor comprar um imóvel na planta ou pronto?

Visando esclarecer suas dúvidas, a Projeto Mosaico preparou este artigo para mostrar as vantagens e desvantagens de imóveis prontos e na planta. Acompanhe.

Imóvel Pronto

A primeira consideração de quem vai comprar uma casa é procurar imóveis já estruturados. Isso porque as pessoas preferem visualizar as condições do imóvel pessoalmente do que esperar um longo tempo para ter sua casa entregue. Será que essa realmente é a melhor opção? Vamos avaliar.

Vantagens

Um imóvel já pronto tem a vantagem de estar preparado para sua recepção. O morador poderá visualizar suas condições e ter a vantagem de já ter tudo no lugar: piso, instalações, acabamentos. Além de que, de início, ele poderá se planejar para fazer as reformas que julgar necessárias aos poucos.

Quem está com pressa em sair do aluguel, pode contar com a mudança logo após a compra. O que facilita bastante na agilidade de se estabilizar no imóvel.  Em questão de valores, um imóvel pronto tem mais facilidade de financiamento, uma vez que ele pode realizado imediatamente.

Desvantagens

Um imóvel pronto exige um valor muito mais alto que o da planta. Você irá precisar já ter um bom dinheiro guardado, mesmo se for financiar. Pois nenhum banco faz o financiamento sem um valor de entrada, que pode ser de 10% a 40% do valor do imóvel. Além disso, a burocracia acaba sendo maior, uma vez que envolve trâmites no cartório e construtora.

Outra desvantagem é a de que, a primeira vista o imóvel pode estar perfeito e, posteriormente, apresentar problemas. Dessa forma, você que deverá lidar com os problemas que ele apresentar, o que pode resultar em estresse e mais custo. Dependendo do tempo de construção do imóvel, verifique se ainda está na garantia com a construtora.


Leia também:

Morar bem: como o local onde você vive afeta a sua felicidade?

Qual tipo de moradia combina mais com o seu estilo?


Imóvel na planta

Embora os compradores apresentem uma certa insegurança em preferir um imóvel na planta, a verdade é que ele pode ser muito mais barato e com um elevado potencial de valorização. Veja mais.

Vantagens

A primeira grande vantagem de um imóvel está no seu preço. É muito mais barato investir em um imóvel que ainda está em construção do que o pronto. Além disso, a entrada do valor é menor e os ajustes são feitos posteriormente, dando tempo para o comprador se planejar financeiramente.

O futuro morador ainda poderá pensar em formas de customizar sua casa. Algumas incorporadoras oferecem a possibilidade de escolha de algumas instalações como piso, acabamento ou integração de ambientes.

Também, a documentação é menos burocrática, uma vez que a assinatura envolve um acordo de compra e venda e não um contrato definitivo. Além disso, um imóvel não habitado tem seus trâmites resolvidos entre proprietário e construtora, o que pode facilitar o processo e agilidade da documentação.

Mas, a melhor vantagem de comprar ainda na planta é a de receber tudo novinho! Você poderá ser o primeiro a desfrutar de um espaço totalmente impecável. Além de ter a garantia de 5 anos da construtora para eventuais problemas.

Desvantagens

Um dos pontos que não agradam os compradores é a demora de entrega da habitação. Geralmente, o imediatismo em se mudar faz uma grande diferença para quem quer rapidamente se livrar do aluguel. Então, esperar não parece ser uma boa escolha.

Sentir insegurança ao pensar em comprar na planta é totalmente compreensível. Afinal, muitas pessoas já foram enroladas por construtoras. O ideal, nesse caso, é fazer um trabalho de pesquisa. Verifique a situação da construtora, solicite documentos que comprovem a condição financeira da empresa, veja se há reclamações da mesma e busque notícias que relatem problemas com a mesma.

Outra desvantagem tem a ver com expectativa versus realidade do cliente. A construtora pode entregar uma habitação em que o comprador não esperava em termos de instalações, acabamentos ou outros fatores. Esse problema pode acabar atrasando a mudança do morador ou gerando um custo maior para reformas. Por isso, solicite um memorial descritivo para ter certeza do que está comprando ao fechar o negócio. 

E quanto a valorização de imóveis?

É importante saber que a valorização influencia bastante na compra de imóveis. Nesse quesito, deve ser levado em conta fatores como a localização, segurança, características da habitação e as avaliações do mercado imobiliário. Este último indicando a procura na região, o que faz aumentar o valor.

Supondo que o imóvel tenha todos esses fatores de maneira favorável a ele, o imóvel na planta acaba sendo de maior vantagem por possuir um valor menor que um imóvel pronto. Por outro lado, um imóvel pronto já pode ter sido valorizado. Isso quer dizer que, uma casa que você compra por 200 mil hoje, custou mais barato anteriormente e poderá custar até o dobro do valor quando quiser vender.

O que comprar?

Como já mostrado, existem vantagens e desvantagens para cada tipo de imóvel. O comprador deve ter em mente suas necessidades e saber avaliá-las a longo prazo. Vale a pena sair imediatamente do aluguel e ir para um imóvel pronto, ou esperar um pouco e adquirir um imóvel mais barato?

Os pesos devem ser equiparados ainda pensando em um futuro mais distante. Por isso, é essencial saber analisar os fatores de valorização. Em especial a segurança e a localização, uma vez que a procura de casas é maior em regiões privilegiadas.

Este ano é um momento propício para compra de imóveis para investimentos. De acordo com a InfoMoney, a melhora da economia fez a demanda de imóveis subir. Com construtoras contendo lançamentos pela instabilidade do mercado, o ramo imobiliário apresenta um déficit que irá gerar cada vez mais procura. Por isso, fique atento às oportunidades.

Aproveite para conhecer oportunidades de empreendimentos seguros e bem localizados. Clique no banner para ver a sugestão que temos para você.

banner-projeto-mosaico