Projeto da casa: quem contratar para fazer o projeto? - Projeto Mosaico
Área do Cliente

Projeto da casa: quem contratar para fazer o projeto?

A construção de um imóvel envolve muitos processos que se não forem bem planejados podem colocar tudo a perder. Um desses pontos é justamente a necessidade de elaborar o projeto…

By: Projeto Mosaico 01/01/1970

A construção de um imóvel envolve muitos processos que se não forem bem planejados podem colocar tudo a perder. Um desses pontos é justamente a necessidade de elaborar o projeto da casa. Durante essa fase, é muito comum os futuros moradores terem dúvidas sobre qual profissional escolher para fazer esse serviço. Por exemplo, se é melhor contratar um arquiteto ou um engenheiro.

Afinal, quem deve realizar o projeto da casa?

Por fazerem parte da mesma área, é comum as pessoas se perguntarem o que cada um desses dois profissionais fazem na realidade. Na prática, tanto um arquiteto quanto um engenheiro podem ajudar você na construção da sua casa.

Mas para entender mais como eles podem contribuir nessa tarefa, você precisa saber quais são as competências deles na hora de elaborar a planta da casa, pois esse projeto não se trata apenas de um desenho. Ele inclui informações valiosas acerca do terreno, dos pisos e pavimentos, das partes elétrica e hidráulica, da fachada da casa, do formato do telhado, entre outros.

O que um arquiteto faz?

Cabe a um arquiteto pensar nos detalhes que são voltados para o planejamento do espaço. Ou seja, o foco é muito no fator funcional e não no estrutural que é o caso do engenheiro. O trabalho de um arquiteto faz toda a diferença na construção do projeto arquitetônico. Ele é responsável por alguns aspectos como o/a:

– Aproveitamento da melhor área do terreno que em um primeiro momento pode servir de limite para as ideias de construção que foram planejadas. Por isso, o papel do arquiteto nesse ponto é observar bem o potencial desse lugar e definir como utilizá-lo da melhor maneira, considerando fatores como solo e altura do terreno.

Planejamento dos cômodos da casa para proporcionar mais liberdade e comodidade aos moradores. Aqui, a responsabilidade do arquiteto está relacionada às dimensões dos compartimentos que precisam ser amplos e confortáveis.

– Iluminação e ventilação, pontos muito importantes que precisam ser pensados com o máximo cuidado para evitar prejuízos no futuro. Como o bem-estar dos moradores é uma das preocupações do arquiteto, a missão desse profissional nessa etapa é decidir onde colocar as janelas e as portas certas nos lugares mais adequados. A escolha do tipo de telhado também faz parte desse processo.

– Disposição dos espaços dentro do imóvel para os moradores conseguirem se sentir mais familiarizados com os ambientes. Além de pensar no tamanho dos espaços, o trabalho do arquiteto envolve a preocupação com a forma que os cômodos estão dispostos dentro de casa. Por exemplo, se há uma ligação entre os quartos dos pais e dos filhos por meio de corredores, se a sala de estar está próxima da sala de jantar, se a cozinha dá acesso ao quintal, entre outros.

Como um engenheiro pode ajudar você?

Como nós explicamos um pouco mais acima, o papel de um engenheiro compreende um lado muito mais estrutural da obra. A própria formação dele faz com que o profissional atue mais na realização dos cálculos necessários para concretizar essas ideias.

É o engenheiro que analisa as forças e cargas a qual a obra está sujeita. Cabe a ele também avaliar o tipo de fundação que vai ser usada. Além disso, um engenheiro faz os estudos da estrutura da obra que envolvem as estacas, as sapatas, os pilares, as vigas e a laje da obra.

Outros pontos que são de responsabilidade de um engenheiro são o/a:

– Cálculo das dimensões e do número de colunas necessárias;

– Distribuição das cargas em cada ambiente;

– Especificação da resistência dos materiais que vão ser utilizados com foco na economia, estabilidade e segurança da construção;

– Dimensionamento das instalações elétrica, hidráulica e sanitária;

Acompanhamento do desenvolvimento da obra para que a construção siga as especificações das normas técnicas do município.

A decisão final

Como você deve ter visto, ambos os profissionais possuem as aptidões necessárias para tocar o projeto da casa e garantir a aprovação dele com os órgãos de fiscalização da cidade. Não existe um trabalho melhor do que o outro, mas sim, competências que se complementam.

Como as áreas da Arquitetura e da Engenharia são muito próximas, em projetos pequenos, o morador acaba podendo escolher mais entre um arquiteto e um engenheiro até mesmo por conta dos custos envolvidos. Já em edificações maiores, o mais comum é a contratação de arquitetos para desenvolver o projeto de arquitetura, de interiores e de jardinagem; e de engenheiros para criar o projeto estrutural e hidrossanitário.

Geralmente, para evitar muita dor de cabeça e burocracia, os proprietários preferem fechar negócio com uma construtora que dá andamento ao projeto, passando pela execução da planta pronta até chegar à fase de entrega da obra.

É importante conhecer o passo a passo da construção

Mesmo contando com profissionais que vão comandar o projeto da sua casa, a nossa dica é que você, pelo menos, entenda o que está acontecendo, saiba por exemplo, por onde a obra começa, os detalhes que envolvem o desenvolvimento da construção e os toques finais que garantem a qualidade do projeto.

Por isso, nós criamos um guia completo que mostra tudo o que você precisa avaliar para transformar o seu sonho em realidade. Além disso, você tem a chance de conferir os modelos de casas que mais combinam com você.

Para baixar o material, basta clicar aqui ou na imagem que está aparecendo logo abaixo:

[banner do material] ')}

Disqus
Outros Posts