NOSSO BLOG

4 dicas incríveis para o projeto da sua casa

15/05/2018 |

Construir uma casa a partir do zero pode ser uma experiência incrivelmente prazerosa  – esse projeto pode lhe dar a oportunidade de adaptar o seu gosto às necessidades da sua família, tanto agora como no futuro. No entanto, qualquer pessoa que já embarcou nessa aventura, com certeza, vai experimentar boas doses de estresse, caso não estabeleça alguns critérios para dar o pontapé do jeito certo.

Apesar disso, é importante observar que o projeto da casa não precisa ser sempre uma fonte de problemas. Encontrar o profissional ideal para executar o seu planejamento, por exemplo, é uma alternativa para se livrar de dores de cabeça ao longo do caminho. Portanto, vai começar a construir a sua casa e quer algumas dicas para que o seu projeto seja um sucesso? Então fique de olho na nossa matéria.

Saiba se planejar!

Um computador com uma agenda indicam uma organização. Você precisa saber montar seu planejamento.

O planejamento é a parte mais importante de um projeto. Se você gosta de arquitetura, certamente já ouviu falar da Winchester Mystery House. Construída em São Francisco (EUA) por uma viúva excêntrica, essa mansão é o retrato do caos que a falta de planejamento pode causar na construção de uma casa. Resultado? Escadas que levam ao teto, corredores que se tornam cada vez mais estreitos e portas que se abrem para cômodos inexistentes.

Para uma construção de sucesso, certifique-se de organizar meticulosamente todos os detalhes da planta da moradia. Como será o layout? Você prefere a luz da manhã ou da tarde iluminando os quartos? Quantos pontos de energia você instalará? Qual será o estilo da casa?

Há uma série de ferramentas úteis que ajudam nesse planejamento, sites como o Floorplanner e o RoomSketcher permitem criar vários projetos bonitos e funcionais. Que tal criar uma página no Pinterest para visualizar inspirações para os espaços da casa? Além de inspirar, essas imagens podem ajudar a delinear a casa dos seus sonhos.

Fique de olho no orçamento para respeitar o projeto

Porquinho em uma mão, e casa na outra. O orçamento é parte essencial do seu projeto.

Sem um orçamento detalhado, você não poderá saber o quanto irá gastar na construção da sua casa.  Em geral, isso ocorre porque muito itens são deixados de fora da estimativa inicial do projeto – como é o caso do paisagismo, dos portões, dos decks e das caixas de correio que geralmente não são incluídas nessa estimativa. Também é preciso considerar os custos associados às licenças para construção.

Além desses itens frequentemente esquecidos é preciso ficar atento para os imprevistos. Por exemplo, você pode mudar de ideia quanto a um acabamento ou a um material que não corresponda às suas expectativas. Para não se assustar com o custo total do seu projeto, que tal usar uma tabela para elaborar o orçamento bruto?

Credenciais

Certifique-se de que o profissional escolhido esteja preparado para realizar o trabalho e seja registrado no CREA. Essa pode ser a decisão mais importante para a execução do seu projeto, já que ao contratar um especialista, você deve se lembrar que vai trabalhar lado a lado com esse profissional por muitos e muitos meses. Existem vários fatores que precisam ser considerados ao escolher um engenheiro como a capacidade de entrega de acordo com as datas estabelecidas, o zelo que ele tem com os detalhes da obra, entre outros.

Referências

Cálculos num papel em cima da mesa. Tenha certeza que as pessoas estão aptas a realizarem o seu projeto.

Preocupação não somente com os responsáveis pela construção como também pela empresa contratada. Por isso, é fundamental que você verifique os trabalhos realizados pelo escritório e se ele possui boas recomendações no mercado. Não tenha medo de pedir referências antes de assinar o contrato. Além disso, visite algumas das casas construídas pelo engenheiro escolhido. Certifique-se de que o nível de qualidade esteja de acordo com as suas expectativas.

Leia também:
– Como manter a organização de cada cômodo em casa
– Saiba montar um planejamento eficaz para a compra e construção da casa

Personalidade

Como mencionado acima, você trabalhará com a mesma equipe ao longo de bastante tempo. Por isso é prudente que você sinta que os seus desejos estão sendo ouvidos. Além disso, estabeleça uma boa comunicação com os profissionais que você contratar para impedir qualquer problema lá na frente.

Leia atentamente o contrato antes de assinar

Homem apertando a mão de um engenheiro. Não deixe passar nada sobre o contrato.

Compreenda muito bem todo o seu conteúdo e olhe as alíneas duas vezes, se necessário. Fique de olho se o contrato inclui informações detalhadas sobre prazos e garantias. Também preste muita atenção ao cronograma de pagamento. É aconselhável que um advogado examine o contrato antes que ele seja assinado. Risque todos os espaços em branco e certifique-se de que quaisquer alterações no contrato estejam bem documentadas e mutuamente acordadas.

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de ler a nossa matéria especial Bem estar no Mosaico Essence.

GOSTOU? COMPARTILHE:


OUTRAS POSTAGENS

© 2023 - Projeto Mosaico Empreendimentos Imobiliários Ltda. | Política de privacidade

Projeto Mosaico é uma investida da Maiz: maiz.com.br

Fale agora com
nossos consultores
TELEFONE
E-MAIL
WHATSAPP