Morar bem: como o local onde você vive afeta a sua felicidade?

Morar bem: como o local onde você vive afeta a sua felicidade?

É fato que todos nós estamos em uma constante busca pela felicidade. E ela pode estar presente em pequenos e grandes acontecimentos no nosso dia a dia. Seja na reunião em família, em momentos de lazer com os amigos, seja pela realização do sonho da casa própria, por exemplo. Você sabia que morar bem é muito importante para alcançar a felicidade?

Nós, da Projeto Mosaico, vamos mostrar nesta matéria como o local onde você vive pode afetar a sua felicidade. Veja o conteúdo completo e tire as suas próprias conclusões.

O que significa morar bem?

São muitos os aspectos que influenciam na sua qualidade de vida e refletem na sua felicidade. O local onde você mora precisa reunir elementos básicos para oferecer à sua família a melhor experiência. Boa infraestrutura, privacidade, segurança e liberdade para fazer o que quiser. Se a sua situação atual não oferece essas condições, é provável que você não esteja morando bem.

Reflita sobre o seu cotidiano

Você tem privacidade?

mulher-abrindo-janela

Ter um lugar reservado com privacidade ajuda a ter mais qualidade de vida.

Você é o tipo de pessoa que se esforça muito para dar o melhor para a sua família. Longas horas de trabalho, preocupações e estresses. Em casa, nada melhor do que tomar aquele banho gostoso para descansar. Mas, infelizmente, os vizinhos não são dos mais amigáveis e fazem barulho sem se preocupar se estão incomodando ou não.

Um outro exemplo é quando a sua casa fica praticamente colada com a do vizinho e, por isso, não consegue realizar atividades comuns como pequenas reformas por medo de incomodar. Sem falar da sensação de estar sendo vigiado a todo momento, o que tira totalmente a sua liberdade. Estas situações podem influenciar negativamente o seu bem-estar.

Você se sente seguro onde mora?

Outra situação comum é quanto a segurança. Você tem medo de sair de casa depois de um certo horário? Infelizmente, esse receio está incorporado na mente de quem vive nas grandes cidades. E não é por menos. O perigo nos rodeia e nunca sabemos quando estamos imunes a ele.

Não tão diferente do exemplo acima está a proteção da sua casa. Mesmo com tantas tecnologias disponíveis, o local onde você mora nem sempre está protegido da ação de meliantes. Nesse caso, é necessário ter o máximo de proteção possível!


Não deixe conferir também:
Conheça os benefícios do contato com a natureza
5 dicas para os futuros moradores de um condomínio de lotes


Sua casa tem conforto?

Este exemplo não necessariamente está relacionado ao local onde você mora. Mas, se por falta de espaço, a sua casa não oferece conforto suficiente, é importante considerar mudar de casa. É nesse momento que você deve parar para analisar outros fatores que implicam na sua felicidade. Afinal de contas, apenas ganhar espaço não deve ser o fator primordial na sua decisão de mudar de moradia.

planejamento-financeiro

 

Perto da sua casa tem diversão?

Sair para curtir uma piscina com a família se tornou caro demais e por isso tem evitado essa atividade? Numa época de recessão econômica, qualquer freada nas despesas pode sacrificar sua felicidade, não é mesmo? Mas quando se tem um local ideal para o lazer pertinho de casa, é uma vantagem de causar inveja. Imagina ter um local perfeito como esse a poucos metros de você. Ah, não tem coisa melhor!

Falta local para  praticar atividades físicas?

Às vezes, você pode até ter tempo de sobra, mas não consegue encontrar um local seguro perto de casa para realizar os seus exercícios. Por falta de opções, você acaba até se tornando sedentário e com a saúde fragilizada. E aí que você percebe o quanto o local onde você mora não é tão bom assim.

Por que isso tudo é importante para mim?

Você deve ter percebido como o local que você mora influencia na sua felicidade. Percebeu também que morar bem é tão fundamental para a sua qualidade de vida que agora é quase impossível não desejar mudar essa realidade. E agora, o que fazer? Reflita sobre essas questões e busque alternativas que possam, de fato, transformar para melhor o seu estilo de vida.

Este conteúdo foi útil para você? Nós, da Projeto Mosaico, oferecemos conteúdos que ajudou você refletir sobre aspectos da vida importantes para qualidade de vida. E se você ficou interessado em adquirir um bom lugar para morar, leia nossa matéria que preparamos para mostrar 7 atividades que você pode fazer num bairro privilegiado.