NOSSO BLOG

Infância livre: como os condomínios ajudam no desenvolvimento das crianças

26/02/2020 |

Vida em condomínio contribui para desenvolvimento infantil

Uma infância livre e com espaço para brincar pode garantir um crescimento muito mais saudável para as crianças. O desenvolvimento infantil está diretamente relacionado à qualidade de vida e às opções de atividades ao ar livre. Por isso, a vida em condomínio fechado pode ser a melhor decisão para uma família.

Especialistas apontam riscos para o desenvolvimento infantil relacionados ao uso excessivo das telas: celular, videogames, tablets, televisão. Entre os problemas gerados por esse comportamento – tão comum entre as crianças nos dias atuais – estão alterações no cérebro, transtornos do sono, obesidade e problemas com a comunicação.

Por outro lado, a vida em condomínio representa, para a criança, ter a chance de crescer em contato com a natureza e com liberdade para brincar ao ar livre, o que traz inúmeras vantagens para o desenvolvimento infantil. 

Benefícios da vida em condomínio para as crianças 

Uma infância livre traz uma série de benefícios para todas as etapas do crescimento. Absorver a vitamina D dos dias ensolarados, nos horários indicados para tomar sol, reforçar laços afetivos e nutrir a imaginação são só algumas das vantagens. Acompanhe a seguir outros benefícios que a vida em condomínio e o acesso a áreas de lazer ao ar livre oferecem para a qualidade de vida das crianças. 

Ajuda a manter a imunidade alta

Brincadeiras ao ar livre são consideradas mais saudáveis, pois contribuem para estimular os sistemas de defesa do organismo e para o controle emocional. Além disso, ajudam a manter a saúde em dia, pois em ambientes fechados há mais chances da disseminação de vírus e bactérias.

Contribui para o autoconhecimento

A criança que brinca em playgrounds, praças e áreas próximas à natureza aprende a se conhecer e a entender seus próprios limites – aspectos fundamentais para o desenvolvimento infantil obtidos com a vida em condomínio.

Combate à obesidade

Um dos grandes males da atualidade, a obesidade traz sérios riscos à saúde e compromete o desenvolvimento. E um dos fatores que levam à obesidade é o sedentarismo. Já crianças fisicamente ativas desenvolvem habilidades motoras, tendem a ter uma alimentação mais balanceada e a manter o peso controlado. Além disso, nada melhor que muito espaço seguro para que toda a energia da criançada seja gasta com qualidade.

Estimula a socialização

A vida em condomínio, com acesso a brincadeiras ao ar livre e ao convívio com outras crianças, favorece os vínculos sociais e desenvolve a atenção, a confiança, a resiliência e o respeito. A socialização é fundamental para o desenvolvimento infantil, sendo necessária para o reconhecimento de que as pessoas são diferentes e têm direito às suas próprias opiniões e decisões.

Desenvolve a criatividade 

Correr, explorar, se sujar – ações permitidas na hora de brincar ou passear em áreas abertas – são só algumas das possibilidades da vida em condomínio que estimulam a criatividade nas crianças. Infância livre significa um mundo de opções para que a criança deixe a imaginação fluir. E a lista de vantagens não pára por aí!
Para saber mais sobre desenvolvimento infantil, clique aqui para ler um artigo publicado no site da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Aldeia da Serra

Agora que você já conheceu os benefícios da vida em condomínio para as crianças, que tal oferecer a seus filhos uma infância livre e com mas qualidade de vida? No Mosaico da Aldeia isso é possível!

Localizado na Aldeia da Serra, em São Paulo, esse loteamento fechado oferece infraestrutura completa e ampla área de lazer, incluindo praça e um bosque natural com 18.000 m². Além disso, conta com total segurança, com portaria 24 horas e fechamento em todo o perímetro.
O espaço perfeito para que as crianças cresçam e se desenvolvam com tranquilidade e liberdade.  Clique aqui para saber mais sobre o Mosaico da Aldeia.

GOSTOU? COMPARTILHE:


OUTRAS POSTAGENS

© 2023 - Projeto Mosaico Empreendimentos Imobiliários Ltda. | Política de privacidade

Projeto Mosaico é uma investida da Maiz: maiz.com.br

Fale agora com
nossos consultores
TELEFONE
E-MAIL
WHATSAPP