Depois de muito procurar por um imóvel, você encontrou um que atende as suas necessidades e de sua família. Mas para garantir que aquele bem seja de fato seu, você precisa registrá-lo no Cartório de sua cidade. E para realizar esse processo, é necessário que você tenha em mãos alguns documentos.
Apesar desse sistema ser bastante burocrático e ter custos que não são baratos, ele é essencial para evitar problemas futuros com seu imóvel. Neste post, vamos falar sobre a documentação necessária para registrar uma propriedade depois da compra e a importância de realizar esse procedimento. Confira!
Se você compra um imóvel, mas não faz registro do bem em seu nome, você não tem nenhuma garantia de posse sobre ele. Sendo assim, a pessoa que vendeu a propriedade ainda tem poder sobre aquele terreno ou casa, e se caso ela tiver má índole pode até mesmo negociá-la com outro comprador.
Para o registro de um imóvel são necessários diversos documentos.
Para o registro são necessários documentos do comprador, do vendedor e do imóvel. Veja quais são eles:
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Os documentos acima são necessários no caso de você comprar um imóvel diretamente com o proprietário. Já na aquisição junto à uma construtora, a documentação necessária é a seguinte:
Para imóveis rurais e urbanos, a lista de documentação é diferente.
Os documentos do imóvel são necessários para seu registro de acordo com a natureza do bem, ou seja, depende se ele é urbano ou rural.
Para o registro de um imóvel urbano é necessário levantar os seguintes documentos:
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Para registrar o imóvel rural são necessários os seguintes documentos da propriedade:
Como você viu são muitos documentos a serem levantados para o registro de um imóvel e para ter agilidade no processo. É bom levantá-los com antecedência, para não chegar no cartória com documento faltando.
Quais são os custos desse processo?
O registro de imóveis tem custo.
Esse é um ponto que os compradores geralmente não gostam, pois além de realizarem a compra do imóvel, ainda precisam arcar com as despesas do registro. Os custos desse processo giram em torno de 5% do valor do bem. Claro que não é um valor baixo, mas também não é absurdo! Com um bom planejamento você consegue arcar com as despesas tranquilamente.
O maior custo do registro é em relação ao pagamento do Imposto Sobre Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI), mas o valor pode variar de acordo com as normas de cada prefeitura.
Você já sabe quais são os documentos necessários para o registro de um imóvel. Então, agora você pode descobrir os principais erros cometidos na hora de comprar sua casa própria.
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