Como manter a organização de cada cômodo em casa

Como manter a organização de cada cômodo em casa

Vamos combinar que é uma sensação maravilhosa abrir as portas de casa e se deparar com… tudo arrumado. Saber que você não vai precisar lidar com uma pilha de roupas ou um monte de caixas aglomeradas é tão bom, né? Mas a correria do dia a dia e a realidade, às vezes, complicam todo o cenário: móveis fora do lugar, medicamentos espalhados e restos de comida no tapete. Só de pensar já deu uma certa dor de cabeça, não é? Pensando no seu bem-estar, neste post reunimos algumas dicas preciosas para você tirar de letra o melhor jeito de deixar tudo no seu devido lugar.

Manter a organização onde nós moramos pode ser uma tarefa complicada, quando a nossa rotina não nos concede um tempinho a mais, concorda? Ao longo de um dia cheio de trabalho é complicado, por exemplo, arranjar forças para remover o lixo (sim, isso acontece!). Daí, vem o pensamento: Queria ter 25 horas, mas fique você sabendo que dividir as tarefas é importante para que as 24 horas disponíveis, de fato, valham a pena. Xô, bagunça!

Como manter a organização em cada cômodo de casa?

Sala

A sala de estar precisa estar arrumada sempre para as visitas.

Começando pelo ambiente ideal na hora de recepcionar as visitas, a sala de estar pode não ser tão convidativa assim, se o local estiver abarrotado de coisas desnecessárias, verdadeiros intrusos. Já imaginou chamar alguns amigos para comemorar um aniversário e, durante os parabéns, eles encontrarem uma meia ou, quem sabe, uma embalagem perdida de um produto comprado semanas atrás? Fica feio, ? Portanto:

– Apanhe os itens que não fazem parte dali como brinquedos, roupas sujas, livros e papéis da escola. Os objetos devem ser guardados nos seus respectivos lugares para que os donos consigam encontrá-los na hora que precisarem. Revistas e jornais antigos também são cartas fora do baralho. A menos que seja um colecionador, esses artigos vão direto para o lixo;

– Cuidado ao deixar jogados celulares, carteiras e chaves em qualquer canto. Prefira o uso de bandejas ou ganchos para ter mais organização. Pratos, copos e talheres não combinam muito bem com a sala, caso fiquem largados no chão ou em cima do sofá. Invista em cristaleiras ou recolha os utensílios e leve-os para cozinha.

Quarto

Para não descansar em cima da bagunça, atenção para o quarto também.

Seja para uma boa noite de sono, seja para assistir à sua série favorita no conforto de uma cama quentinha, o quarto é um dos locais em que nós depositamos mais atenção ou, pelo menos, deveríamos. Por isso, acreditamos que proporcionar uma organização dos sonhos e uma limpeza completa é fundamental para que insetos não descansem junto com você. Em vista disso:

– Doe brinquedos e/ou roupas para ganhar espaço no guarda-roupa. Separe as peças que não são utilizadas há um certo tempo e dê para aqueles que precisam. Use etiquetas para categorizar os produtos e simplificar a seleção para as crianças contempladas com os presentes;

– Opte pelo menos é mais em relação ao criado-mudo, já que o móvel não foi projetado para comportar muita coisa. Uma luminária e um despertador (normalmente o espaço para o nosso celular) já dão conta do recado. Em relação aos livros, instale prateleiras nas paredes ou disponha de mesinhas no chão para uma organização eficaz. Ah, separar por cores ajuda bastante a visualizar um exemplar em específico;

– Retire os objetos que não são do lugar e empregue os seus esforços (para alguns, uma missão árdua!) para arrumar a cama todas as manhãs, antes de começar mais um dia de trabalho. Dois edredons já bastam para um processo rápido e prático. E a roupa suja? Na máquina de lavar ou no cesto!

Banheiro

Manter a higiene e a ordem nos banheiros é essencial para uma limpeza completa.

Higiene e organização são prioridades aqui, pois é no banheiro que tomamos aquele banho gostoso que revigora toda a nossa energia. Como, na maioria das vezes, esse espaço é menor, se comparado a outros aposentos da residência, zelar pela ordem não vai ser um grande problema. Sendo assim:

– Desfaça-se de embalagens vazias de shampoos, condicionadores e cremes hidratantes. Produtos fora da validade entram no meio. Organize na pia (com suporte) ou num apoio fixo itens como escovas de dente e desodorantes. E saiba separá-los por recipientes diferenciados (cores, formas e tamanhos distintos). No box, somente o que for necessário para o banho mesmo. Escovas, pentes, secadores e papéis higiênicos na gaveta, e toalhas atrás da porta ou em puxadores.

Cozinha

Na cozinha, organização é superimportante para a preparação de receitas incríveis.

A parte mais gostosa da casa não poderia ser esquecida. Para preparar grandes receitas, nada melhor do que um fogão limpinho ou uma geladeira com os mantimentos bem identificados. Então:

Prepare-se para a guerra! Encare a louça da noite passada e aproveite para criar uma organização em relação aos utensílios que você vai lavar: inicie pelos talheres, prossiga com os pratos e tigelas, e finalize com as panelas maiores. Reserve um escorredor ou um pano grosso para absorver a água;

– Atenção especial para os armários: assim que a louça secar, disponha os pratos numa pilha. Tome só cuidado com a quantidade, no máximo 15, para não trincar. Canecas e copos devem ficar com a cabeça para baixo para não armazenar líquido. Para que as crianças não sofram acidentes, prefira colocar os talheres em uma parte mais alta da estante.

Escritório e Closet

>Organização também para se livrar da bagunça com os papéis e as roupas.

Voltados para descomplicar a vida de quem tem de trabalhar ou estudar por longas horas em casa e daqueles que preferem um cantinho mais reservado para pôr o vestuário, os escritórios e os closets, quando ignorados, transformam um conceito de organização em uma bagunça. Pense com a gente: Dá para focar realmente nas obrigações num lugar repleto de tralha, sem organização? Bem improvável! Então por que fechar os olhos e fingir que aquilo não existe? Desta forma:

– Planeje os seus conteúdos para não acumular papéis na mesa. Disponibilize porta-lápis, pasta e agenda para destacar o que você precisa ter em mãos sem delonga. Documentos importantes devem ser guardados em um compartimento separado. Uma dica é digitalizá-los para ter um acesso ao material menos demorado;

– Limpe as roupas e os sapatos e coloque-os para tomar um ar. Roupas de frio e de calor são separadas umas das outras, OK? A orientação é você dispor de cabides para evitar peças amassadas. Bermudas e camisetas ocupam menos espaço, então podem ficar empilhadas nas prateleiras;

– Acomode os calçados em um local em que você possa vê-los todos de uma vez e (por favor) espere os seus sapatos secarem para usar novamente. Opções baratas como sapateiras de porta e arame auxiliam na empreitada.

O que achou da matéria? Não deixe de conferir o nosso post especial Condomínios de lotes ou casas em bairros: Qual o melhor?



Leave a Comment

Your email address will not be published.