NOSSO BLOG

Condomínios de lotes ou casas em bairros: Qual o melhor?

19/03/2018 |

Bom mesmo na vida é ter um lugar para você chamar só de seu, concorda? O tempo passa, as responsabilidades chegam e a consciência pesa: Preciso comprar a minha própria casa! Dar adeus ao velho lar, e construir a sua própria vida é um privilégio. Para quem já optou pela casa em vez do apartamento fica o questionamento: E agora? Invisto numa casa em bairro ou aposto nos condomínios fechados de lotes? 

Nós entendemos que essa dúvida pode ser bem pertinente, já que comprar uma casa envolve muitos processos que vão desde o planejamento até a decisão pelo ambiente ideal, aquele que combina realmente com o seu estilo, não é? Pensando nisso, separamos logo abaixo os pontos principais que vão tirar as suas dúvidas de uma vez.

Condomínios de lotes ou casas em bairros? 

Segurança

camera-seguranca-condominio

Ter segurança é fundamental para viver com qualidade de vida.

Seja para você mesmo, seja para a sua família que está crescendo (ou não) lidar com a falta de segurança é um baita problema. Se existem filhos, a preocupação aumenta ainda mais. Quando pensar em condomínios de lotes, tenha a certeza da existência de muros altos que cercam todo o perímetro dos condomínios, portaria com cercas elétricas e câmeras de segurança. Nesses locais, é quase como um pré-requisito a presença de guaritas com guardas treinados. Há também o controle de visitantes, reduzindo os riscos de entrada de pessoas indesejadas ou perigosas. Em relação às casas de bairro, não podemos afirmar com tanta propriedade que esse aspecto (Segurança) é valorizado, então se o seu perfil se adequa ao padrão, procure mais informações sobre a região, confira os índices de criminalidade, invista em mais proteção e repare na assistência por parte das viaturas de polícia.

Estilo e qualidade de vida

espacos-lazer-condominios

Qualidade de vida é dispor de espaços ao ar livre para aproveitar com a família.

Complemento em relação ao item anterior, tão importante quanto ter um teto para morar é viver bem e feliz. Nos condomínios de lotes, as áreas comuns são recheadas de atrações para fazer do bem-estar uma prioridade. São ambientes projetados especialmente para oferecer opções de entretenimento, sem que haja, de fato, a necessidade de sair da área interna do condomínio. Entre os destaques, podemos citar as quadras de esporte, as piscinas para adultos e crianças, as salas de jogos, as academias, as pistas de corrida, etc. Por outro lado, se as casas de bairro forem do seu agrado, os investimentos totais partem de você. E aí, cabe aos proprietários escolherem pelos itens de lazer que poderão pagar. Veja se nas proximidades existem praças e academias ao ar livre.

Sociabilidade

convivencia-condominio-lotes

Num condomínio de lotes, fica muito mais fácil de fazer novos amigos.

Nos condomínios de lotes, por conta das áreas de convivência, fica mais fácil de conversar com um vizinho e, de quebra, aproveitar para desenvolver uma boa amizade. O incentivo parte justamente do propósito das áreas comuns, que são pensadas para que todos interajam num clima de harmonia e respeito. Como os moradores têm, em geral, um estilo de vida parecido, puxar assunto não vai ser trabalho nenhum. Já para as pessoas que querem mesmo é apostar numa casa de bairro, a interatividade pode ficar um pouco complicada. Claro, depende bastante da situação, mas, na grande maioria das vezes, os bairros não dispõem de espaços coletivos que fortaleçam o espírito comunitário. Fique de olho nas redondezas para descobrir se lá, por exemplo, tem um Centro de Esportes com atividades para a população como compensação.

Patrimônio

valor-imovel

Imóveis localizados em condomínios de lotes tendem a valorizar muito mais.

Aqui temos um porém no que se refere às duas opções. É certo que investir num imóvel, deveras, agrega relevância aos seus patrimônios, mas a grande vantagem dos condomínios de lotes é a crescente valorização das moradias como um todo. Como os terrenos e as residências são pensadas minuciosamente (localização, segurança, áreas de lazer, etc.), tudo o que se desenvolver a partir disso é lucro. Os aumentos dos preços do setor imobiliário também permitem uma revenda facilitada e uma conquista de linha de crédito com simplicidade. Além disso, como as casas obedecem um padrão de construção (fachadas, por exemplo), o seu vizinho acaba contribuindo para os seus negócios e você para os dele. Legal, né?

Privacidade

privacidade-condominio-lotes

Viva com mais tranquilidade e aproveite os momentos de descanso num excelente condomínio de lotes.

Tá aí um ponto que mexe com a cabeça de bastante gente. Temos certeza de que não é nada legal morar perto de um vizinho barulhento ou que tem um cachorro que faz bagunça no seu quintal. Nos condomínios de lotes, é muito comum a promoção de uma atmosfera em que o senso de consideração pela comodidade do outro é valorizado, já que neles existe a Convenção do Condomínio com as regras que todos têm de obedecer que podem, inclusive, gerar penalidades para as pessoas que se excederem um pouquinho. Então vai ser bem mais difícil para você passar por situações incômodas, caso escolha um condomínio de lotes, até porque as regras do local são bem claras quanto a isso. Em comparação, as casas de bairro não oferecem todo esse aconchego, pois cada morador entende o seu domicílio como um território em que ele manda, sem a precaução de não incomodar os demais. Portanto, procure conversar com a sua provável futura vizinhança para compreender melhor os costumes de quem vai ficar ao seu lado.

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de acessar o nosso conteúdo sobre as vantagens dos condomínios de ltes em relação aos apartamentos.

GOSTOU? COMPARTILHE:


OUTRAS POSTAGENS

© 2023 - Projeto Mosaico Empreendimentos Imobiliários Ltda. | Política de privacidade

Projeto Mosaico é uma investida da Maiz: maiz.com.br

Fale agora com
nossos consultores
TELEFONE
E-MAIL
WHATSAPP