NOSSO BLOG

Investir num condomínio de lotes ou de apartamentos?

19/03/2018 |

Mudar para uma casa nova está na lista de desejos de muita gente, concorda? Após a fase de planejamento, que envolve juntar esforços e dinheiro para conseguir facilitar o processo de compra, chega a hora de decidir o tipo de moradia ideal. Quem não leva jeito mesmo para casas em bairro e prefere algo mais privativo já deve ter pensado logo em outros dois modelos disponíveis: o condomínio de lotes e os apartamentos.

Devido à pressa do cotidiano e à falta de informações concisas, vários compradores acabam se enrolando após perceber que tomaram a decisão errada. Durante a etapa de escolha do ambiente, é provável que os interessados fiquem tão ansiosos que deixem de dar atenção ao fato de optar por um espaço que combine com o estilo de vida da família e reúna vantagens importantes para ela, um erro que gera grandes prejuízos para o bolso, afinal, os custos são elevados, e uma enorme dor de cabeça, em virtude da frustração por viver num local que não é agradável.

Para você não passar por isso, confira abaixo os principais aspectos que você deve considerar na hora da compra da casa perfeita.

Acabe com a dúvida: condomínio de lotes ou de apartamentos?

Espaço

espacos-condominios-lotes

Nos condomínios de lotes, os espaços são bem maiores.

É certo que você pode não ter tantas coisas assim para colocar no seu novo lar, mas pense com a gente: um espaço amplo e livre proporciona mais possibilidades em relação a uma mudança de hábitos que afetam a sua vida. Como assim? Hoje, você não tem muitas despesas, mora só e sai bastante com os amigos, amanhã, os filhos nascem, a demanda por acomodações aumenta e não dá para ficar a ver navios, não é? Nesse caso, o preferível é aplicar os recursos num condomínio de lotes que garante áreas livres maiores pelos lados de dentro e fora por conta de jardins e varandas, além dos benefícios referentes à própria estrutura coletiva como quadras de esporte e academias. De outro modo, para aqueles que realmente não se veem como pais ou preferem algo menor e mais prático, inclusive, para facilitar a limpeza diária um apartamento supre bem a necessidade. Resumindo: pense no futuro.

Sossego

tranquilidade-condominio-lotes

A tranquilidade é fundamental para um bom repouso.

Uma característica dos empreendimentos verticais é que eles ocupam espaços menores em relação aos condomínios de lotes, ou seja, podem ser construídos em áreas reduzidas, já que o seu crescimento é para cima. Em grandes metrópoles, essa particularidade pode ser uma mão na roda, mas a vantagem tem um porém: o agito da cidade não descansa. Em um condomínio de lotes, a localização é mais do que uma prioridade, pois funciona como um pré-requisito, já que as superfícies precisam ser extensas para comportar os terrenos para as moradias e as ruas. Então, além da preocupação com o local em si (se ele fica próximo a supermercados, escolas, igrejas, etc.), há também um cuidado no que diz respeito ao seu descanso. O contato com a natureza é valorizado, os ruídos externos minimizados e o clima fica mais ameno.

Padrão de construção

construcao-casa-condominio

Padrão de construção que depende do seu estilo.

Por serem casas separadas que independem da criação de outra, manter um estilo de obra de acordo com as suas preferências é mais prático num condomínio de lotes do que num de apartamentos, ou seja, você está livre para mudar as cores e, até mesmo, a arquitetura da moradia inteira, por exemplo, desde que as modificações estejam conforme as regras do empreendimento. Se você optar por uma pintura diferente no seu apê, sim, é permitido mudar, mas se desejar incrementar a fachada do prédio vai ser complicado. Entende a comparação? A nossa dica é que você sempre converse com a administração do local para saber se as alterações são permitidas ou não. E engana-se quem pensa que transformações na estrutura mexem somente com o visual, pois as mudanças afetam essencialmente os futuros rendimentos do imóvel (vamos já explicar). Portanto, fique alerta!

Valorização 

valorizacao-imovel

Uma boa valorização é ótima para os seus rendimentos.

Sabe as obras que destacamos no tópico anterior? Pois é! Elas são fundamentais no que se refere à valorização da propriedade. Por possibilitar uma autonomia superior em relação aos apartamentos, os condomínios de lotes permitem um retorno financeiro melhor durante uma revenda. Como as loteadoras executam serviços de infraestrutura como o asfaltamentos de vias, calçadas e iluminação pública, a rentabilidade costuma ser rápida também. Sem contar que, além de construir a sua casa do seu jeito, você pode se beneficiar bastante financeiramente com isso. O custo do terreno acrescido da construção gera uma casa que, se for revendida, acarreta em altíssimos índices de rentabilidade, enquanto um apartamento se valoriza em uma velocidade muito menor.

Senso de comunidade

liberdade-familia

Ter a liberdade em um espaço planejado não tem preço.

Muito complementar ao item sobre o espaço, no condomínio de lotes, por conta das semelhanças com um bairro comum, a possibilidade de você não se sentir preso dentro de uma caixa é uma certeza. Pode acreditar que esse fator resulta em uma noção de liberdade que vai ficar complicado de reconhecer num apartamento. E por oferecer um espaço aberto, a vizinhança tende a sair mais para conhecer o lugar, o que, consequentemente, facilita a comunicação e amplia a rede de amizades. Se você já vive numa casa (seja alugada, seja a dos seus pais, questione-se várias vezes: Eu vou mesmo me adaptar a um ambiente com elevadores, corredores e rampas de acesso?

Gostou do nosso conteúdo sobre condomínio de lotes e apartamentos? Então não deixe de conferir as nossas redes sociais também. Acesse o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo o que importa sobre a sua nova moradia.

GOSTOU? COMPARTILHE:


OUTRAS POSTAGENS

© 2023 - Projeto Mosaico Empreendimentos Imobiliários Ltda. | Política de privacidade

Projeto Mosaico é uma investida da Maiz: maiz.com.br

Fale agora com
nossos consultores
TELEFONE
E-MAIL
WHATSAPP