NOSSO BLOG

Como aplicar arquitetura minimalista em uma casa?

25/05/2022 |

A arquitetura minimalista busca a representação de um estilo de ser, mais verdadeiro e simplificado, sem exageros. Você se identifica com esse estilo de vida ou tem interesse em saber mais sobre esse mundo? Então continue a leitura, vamos te contar como é possível montar ambientes minimalistas e desfrutar do seu apartamento ou casa com aquilo que realmente te faz feliz e proporciona conforto aos espaços, sem excessos.

O que é arquitetura minimalista? 

A arquitetura minimalista é muito mais que apenas uma caracterização decorativa. 

Foi originada de um conceito que tem como origem o estilo de vida moldado pelo consumo consciente. É a cultura do “menos é mais”, seja para decorar uma casa ou para escolhas do dia a dia, como forma de se vestir e agir. 

História do conceito minimalista

Originado no século XX, o movimento minimalista ganhou formas por meio de várias influências, desde os estilos vanguardistas nos anos 70, até aspectos da cultura escandinava e europeia. 

O estilo surgiu para contrapor o excesso de elementos, comum em estilos clássicos e românticos da época, buscando sempre valorizar o estilo de espaços vazios de elementos estéticos, mas com muita personalidade. Em meados de 1920, o cubismo de De Stijl e Bauhaus ganhou visibilidade e inspirou boa parte do movimento minimalista.

O movimento de Stijl

Representado pela simplicidade e pelo encantamento da abstração, a expressão artística de Stijl ganhou força ao destacar formas e cores primárias, como tons de cinza e linhas retas, buscando equilíbrio e harmonia entre tempo, espaço e movimento.

1 – Formas geométricas;

2 – Simplismo;

3 – Cores primárias;

4 – Linhas retilíneas.

O movimento de Bauhaus 

O movimento que ficou conhecido por representar a inclusão da tecnologia no mundo das artes teve início na Alemanha. O estilo de Bauhaus foi muito parecido como o movimento de Stijl, partindo dos seguintes princípios:

1 – Simplicidade;

2 – Funcionalismo;

3 – Inovação de materiais;

4 – Inserção da tecnologia;

5 – Formas reduzidas.

Em 1947, o estilo minimalista ficou ainda mais conhecido por meio da clássica citação do arquiteto Ludwig Mies van der Rohe: “menos é mais”. Definição que representa as formas e cores apresentadas por Stijl e Bauhaus.

Clean: estilo arquitetônico minimalista

A arquitetura minimalista prioriza o que é essencial para o ambiente, então, nesse tipo de projeto, os ambientes são compostos com elementos que realmente sejam essenciais para o dia a dia, não apenas para encantar os olhos, mas também para proporcionar mais conforto aos moradores e uma boa funcionalidade dos espaços.

O design clean, que representa o minimalismo e busca a harmonia entre os elementos trabalhados, começou primeiro no mundo da moda, mas, aos poucos, ganhou espaço para além das passarelas e hoje também se faz presente em obras e arquiteturas do mercado imobiliário, garantindo um equilíbrio nos recursos utilizados e no aspecto visual do projeto.

Características do minimalismo nas aplicações

Os projetos de arquitetura que contemplam minimalismo são reconhecidos pelo estilo limpo de uma arte sem excessos, com harmonia entre as aplicações e elementos necessários para o conforto do ambiente.

1 – Linhas retas

O traço com movimento moderno faz parte do minimalismo, seja na decoração ou na arquitetura minimalista. A ideia é que o elemento decorativo ou arquitetônico seja destacado no ambiente, mas mantendo a ordem visual, sem exageros.

2 – Cores neutras e claras

Como já vimos acima, o conceito minimalista preza pelo visual mais limpo, portanto, cores vibrantes são sugeridas apenas para conciliar a estética, sem causar poluição visual, como por meio do uso de objetos de decoração, como tapetes ou quadros.

3 – Integração dos ambientes

Outra grande característica do minimalismo são os ambientes planejados para terem uma usabilidade mais dinâmica, ou seja, sem paredes e com amplitude maior. Além de proporcionar um visual mais moderno, esse tipo de conceito contribui para a praticidade e conforto do dia a dia de uma casa.

Obras e arquitetos minimalistas

Desde que o movimento minimalista surgiu como tendência, diversos designers, arquitetos e artistas ganharam visibilidade por retratar esse estilo de vida. Caso você esteja à procura de algumas identidades para se inspirar, entre os destaques de maior renome, estão:

1 – Philip Johnson;

2 – Eero Saarinen;

3 – Tadao Ando; 

4 – Frank Lloyd Wright;

5 – Ludwig Mies Van der Rohe;

6 – Yasuhiro Yamashita;

7 – Ludwig Mies Van der Rohe;

8 – I. M. Pei;

9 – John Pawson;

10 – Jean Nouvel;

11 – Mario Botta;

12 – Shigeru Ban;

13 – Oscar Niemeyer.

5 dicas para colocar o projeto minimalista em prática

Você se identifica com a arquitetura minimalista contemporânea, mas não sabe por onde começar? Sugerimos que observe seus hábitos de vida e o tipo de ambiente em que se sente mais confortável, então:

1 – Comece aos poucos eliminando os excessos que possam existir;
2 – Opte por cores claras para desenhar o ambiente;
3 – Prefira pisos e pinturas sem recortes;
4 – Escolha tecidos lisos e, quando estampados, em cores neutras;
5 – Dê preferência para os móveis projetados para reaproveitamento dos espaços.

Além disso, na hora de escolher o projeto minimalista para sua casa, o ideal é que conte com com o auxílio de um design de interiores minimalista para desenvolver a obra, essa é a forma mais garantida de atingir o resultado esperado e assegurar que os processos aconteçam de acordo com o projetado.

Arquitetura minimalista em casas

Como em todo projeto de design de interiores minimalista, a decisão começa pela escolha dos ambientes, da casa e dos espaços a serem utilizados pela família. Por isso, a Projeto Mosaico é uma empresa que atua com elevada capacidade técnica para atender os mais diferentes perfis de família. 

Especializada no desenvolvimento e na comercialização de loteamentos abertos, fechados e condomínios de lotes, está presente nas regiões sudeste, nordeste e norte do país. Entre em contato para saber como planejar a arquitetura minimalista em um dos nossos condomínios de lotes. Nós teremos o maior prazer em ajudar!

GOSTOU? COMPARTILHE:


OUTRAS POSTAGENS

© 2023 - Projeto Mosaico Empreendimentos Imobiliários Ltda. | Política de privacidade

Projeto Mosaico é uma investida da Maiz: maiz.com.br

Fale agora com
nossos consultores
TELEFONE
E-MAIL
WHATSAPP