Saiba como planejar cada canto do seu lar

Saiba como planejar cada canto do seu lar

Quando vamos construir uma casa nova pensamos em cada cômodo e em como deixá-lo o mais completo possível, concorda? A maior parte das pessoas passa um bom tempo imaginando os detalhes, a disposição dos móveis, entre outros, mas planejar o espaço vai muito além disso. Neste artigo apresentamos algumas dicas para você organizar melhor seu lar com ideias modernas e práticas. Confira!

Seu lar com a sua cara

Mulher deitada no sofá com cachorro. Deixe sua sala o mais confortável possível.

Você ainda está na etapa de planejamento da obra, mas já se preocupa com o bom aproveitamento dos cômodos e com a decoração? Não se esqueça de que, mais do que aproveitar cada espaço com beleza e conforto, os itens que farão parte do seu lar devem estar de acordo com o seu estilo. Não basta apenas seguir as últimas tendências se você não se identifica com o que está sendo feito. Objetos, formas e cores devem sempre mostrar a personalidade de quem habita o imóvel.

Leia também:
– 7 dicas valiosas para a reforma da casa 
– Os maiores erros na hora de comprar a casa própria

Móveis planejados, sim ou não?

Depois de saber bem qual é o seu estilo, aí sim é a hora de escolher a mobília e tudo mais que vai compor o ambiente. Alguns decoradores não aceitam bem o uso de móveis planejados porque defendem sempre a aquisição de peças avulsas para complementar os ambientes. Porém, há de se considerar a limitação de espaço em alguns casos ou a forma como se deseja aproveitá-lo. Cozinhas e quartos são os lugares de um lar que mais pedem uma mobília sob medida, principalmente se estes cômodos forem pequenos.

Mas se esse não for o caso e a escolha seja a de usar peças separadas, uma sugestão é fazer um esboço, um desenho do cômodo e de como deseja dispor cada item, sem esquecer os espaços de circulação. Tenha sempre as medidas do local que está sendo decorado e também dos objetos maiores como cama, sofá, armários, etc.

Toda praticidade na cozinha

Cozinha ampla, de estilo clássico em cores claras Deixe sua cozinha mais moderna.

Uma cozinha bem equipada com o uso adequado do espaço e uma boa área para circulação faz toda diferença no lar. Aqui, mais do que em qualquer outro cômodo, os móveis planejados otimizam o ambiente e melhoram o desempenho, tornando cozinhas pequenas mais amplas, conferindo conforto e praticidade não só na hora de preparar as maiores delícias, como também na de reunir a família e os amigos.

A dica é misturar a decoração a uma variedade de elementos que sejam bonitos e funcionais. Ah, é preciso estar atento às necessidades dos moradores e escolher o tipo ideal de cozinha de acordo com a construção: cozinha linear, em L ou em U. A chamada “ilha”, onde fica o fogão e uma bancada com cadeiras, podem melhorar o aproveitamento do espaço.

 

Bem-estar nos quartos

O conforto e a sensação de tranquilidade devem ser imediatos ao entrar nesse ambiente, e para isso o primeiro passo é a escolha de cores suaves, em tons claros de cinza, azul e verde. Seja com uma pegada mais moderna, seja com um ar romântico, os quartos devem contar sempre com uma boa iluminação, ventilação e móveis que tornem o local organizado, pois isso melhora, inclusive, a qualidade do sono.

Se o espaço para armários grandes for limitado, colocar gavetas embaixo das camas pode ser uma solução. Esse local também é adequado para guardar malas ou brinquedos. Prateleiras ou nichos podem ser uma alternativa para porta-retratos e livros. Os objetos de decoração devem ser mais pessoais, com temas que tenham a ver com o gosto do morador.

Quarto claro e amplo. Decore seu quarto do jeito certo.

Sala de estar: descanso e lazer

Num lar, a sala é o lugar que serve para aproveitar o tempo livre e receber seus visitantes. Por isso, é importante planejar uma sala de estar que seja harmônica. E como atualmente espaço é algo que nem todas as casas possuem, a organização desse ambiente é fundamental para torná-lo útil ao lazer e ao descanso. O fundamental aqui é escolher um bom sofá, uma TV com suporte e aproveitar as paredes para estantes, prateleiras ou nichos.

Gostou do artigo? Então não deixe de conferir nossa publicação sobre como manter a organização de cada cômodo em casa.



Leave a Comment

Your email address will not be published.