Invista na iluminação certa para cada cômodo

Invista na iluminação certa para cada cômodo

A iluminação é um item primordial nos ambientes, e quando bem usada ela pode valorizar os espaços deixando tudo mais bonito e econômico. Caso contrário, uma iluminação mal feita dificulta o conforto e o bolso! Por isso, na hora de planejar ou reformar seu imóvel, é importante estar atento ao projeto luminotécnico de cada cômodo, para que o resultado seja satisfatório em vários aspectos. Veja a seguir algumas dicas que preparamos para acertar na hora de iluminar sua casa.

Leia também:
– 7 dicas valiosas para a reforma da casa
– Aprenda a se planejar para a construção da sua casa

Pense no todo

Comece pensando na iluminação geral, sempre considerando as necessidades de cada espaço. Uma dica é o uso de luminárias embutidas, geralmente nos forros de gesso com rebaixo. Esse é um meio versátil que ilumina qualquer tipo de ambiente, normalmente com um orçamento modesto. A partir daí, cada cômodo pode ser pensado individualmente, levando em conta o conforto visual e o design.

Faça escolhas proporcionais

Spots e luminária discreta numa sala de estar/jantar pequena. A sala de estar/jantar recebe iluminação geral com spots e uma luminária discreta e elegante direcionada para a mesa.

A dimensão das áreas é o primeiro fator determinante na escolha das luminárias. Proporcionalidade é a palavra chave para não cometer exageros. Um lustre lindíssimo, mas enorme, não ficará bem numa sala de estar pequena, assim como uma luminária super discreta não dará destaque a uma sala de jantar com lugar para 10 pessoas.

Iluminação funcional na cozinha

Funcionalidade na iluminação das cozinhas e espaços gourmet é primordial. Além da iluminação geral que citamos anteriormente, instalar pontos de luz na parte debaixo de armários aéreos ajuda muito na hora de utilizar os balcões e bancadas.

Nas áreas de alimentação, o uso de luminárias pendentes favorece o ambiente, conferindo charme, sofisticação e tornando o local mais confortável visualmente, afinal, “comer com os olhos” também é importante!

Quartos com luzes aconchegantes

Abajur discreto com luz amarela No quarto, um abajur pequeno utiliza lâmpada amarela, mais confortável para a leitura.

O quarto é um cômodo que merece atenção especial quanto à iluminação, pois as luzes estão diretamente ligadas à qualidade do sono. Por se tratar de um local de descanso, é importante não instalar luminárias com luz direta, mas sim aquelas que projetam a luz para cima, evitando ofuscar a visão de quem está na cama.

Closets e armários podem receber spots de luz direcionada, e as luzes de leitura ou abajures tem lugar nas mesas de cabeceira, desde que usem lâmpadas mais fracas e de luz amarela.

Banheiros bem iluminados

Spots iluminam o grande espelho do banheiro A iluminação do grande espelho é feita com o uso de spots.

Apesar de ser um dos menores cômodos da casa, é possível criar diferentes cenários com a iluminação correta dos banheiros. Os espelhos, geralmente colocados acima do lavatório ou bancada, devem ser bem iluminados pensando sempre na sua finalidade: higiene pessoal, como o barbear para os homens, e a maquiagem, no caso das mulheres. O box pode receber uma iluminação própria, sempre lembrando de utilizar lâmpadas resistentes à umidade.

Assuntos relacionados:
– Descubra como planejar o quintal dos sonhos

Iluminação de áreas externas

O quintal e as áreas de externas da residência – edículas, piscina e jardim – também demandam um bom projeto luminotécnico. Os locais de acesso à casa, como portões e varandas, devem estar sempre bem iluminados para facilitar a entrada e, também, por questões de segurança.

Nesses locais, luminárias de piso e arandelas são os mais indicados, pois atraem a atenção para uma área específica ou objeto, porém iluminam todo o ambiente de maneira discreta.

Agora que você já sabe como iluminar bem seu lar, que tal conferir nossas dicas sobre Como manter a organização de cada cômodo em casa?



Leave a Comment

Your email address will not be published.