Conheça 5 tipos de jardim residencial e escolha o seu - Projeto Mosaico
Área do Cliente

Conheça 5 tipos de jardim residencial e escolha o seu

Você tem ou gostaria de ter um quintal em casa? Saiba que ter uma área externa faz muito bem para a mente e para o corpo. Além de relaxar e…

By: Projeto Mosaico 03/02/2021

Você tem ou gostaria de ter um quintal em casa? Saiba que ter uma área externa faz muito bem para a mente e para o corpo. Além de relaxar e proporcionar um novo hobby, você mantém as energias em equilíbrio e aproveita todos os benefícios da proximidade com a natureza. Para usufruir ao máximo, o ideal é escolher um dos tipos de jardim residencial que mais atendem ao que você espera para a sua casa. Ainda assim, independentemente do que você escolher, uma coisa é certa: vai ser o local preferido do seu lar.

Os jardins conferem beleza aos imóveis e ainda costumam ser os locais mais frequentados da casa, afinal, é onde as crianças brincam, onde acontecem as confraternizações e onde você se conecta com a natureza. Que tal começar a planejar esse canto especial da sua casa e desfrutar de todos os seus benefícios?

Para isso, confira abaixo os tipos de jardim residencial, dicas de plantas para jardim e comece a planejar o quintal dos sonhos!

5 tipos de jardim residencial

Há jardins para todos os gostos: dos mais coloridos aos mais rústicos. Confira abaixo 5 formas mais populares de como criar um jardim em casa e comece a sonhar com o seu cantinho preferido.

1. Jardim clássico

O jardim clássico é conhecido como o tipo de jardim mais rígido. Isso porque ele conta com simetria, monumentalidade e formas geométricas – que podem vir desde o piso até a escolha das plantas, como os redondos buchinhos. No jardim clássico costuma haver, ainda, caminhos feitos de pedras e arbustos podados de forma impecável.

A presença de estátuas, fontes, vasos e pequenos objetos também é forte e o piso deve ser coberto por grama. Um dos principais exemplos de jardins clássicos é o Palácio de Versalhes, localizado na França. Imponente, ele pode ser reproduzido em jardins menores e levar charme à sua área externa. Para esse tipo de jardim é recomendado fazer um projeto de paisagismo.

2. Jardim rústico

Os jardins rústicos são diversificados e ideais para aqueles que curtem a simplicidade e o charme nos ornamentos e nos detalhes. Eles costumam contar com elementos ligados à natureza em sua forma mais tradicional, como bancos de madeira crua, troncos de árvores decorativos, barris e pergolados.

Você também pode incrementar seu jardim rústico com vários tipos de folhagem para jardim externo, garantindo volume e diversidade de espécies. Para levar mais cor, invista em estruturas de ferro ou madeira para instalar vasos de flores. Vai ficar lindo!

3. Jardim japonês

Se você quer ter uma área externa para relaxar, então você precisa conhecer mais o jardim japonês. Ele é pensado para ser um refúgio dos moradores, onde há conexão com a natureza e um convite à meditação. Esses jardins costumam contar com pedras (sempre em número ímpar, de acordo com a tradição japonesa), água e bambu.

Tudo deve ser distribuído de maneira simples. Outros elementos indispensáveis em um jardim japonês em casa são as fontes, lamparinas, bonsais, pontes, arbustos, flores, azaleia e até a cerejeira, árvore mais icônica do Japão. Lembre-se de que um jardim japonês está além da beleza: deve ser um local de relaxamento e de introspecção.

4. Jardim vertical

Se até agora as opções foram muito trabalhosas para você e você ainda está se perguntando como fazer um jardim no quintal de casa, o jardim vertical pode ser o escolhido para seu estilo de vida. Isso porque ele é mais versátil e possível, até em apartamentos com espaços limitados. É a opção ideal para quem quer cultivar uma pequena horta ou ter a natureza sempre perto, mesmo não tendo um grande quintal. Os jardins verticais transformam qualquer ambiente e dão vida às residências.

Na hora de pensar em como fazer um jardim vertical em casa, considere plantar espécies de pequeno porte, como temperos e bonsais. Além de ficar bonito, você ainda deixa a casa cheirosa e tem à disposição as ervas que precisar para compor os pratos que você preparar.

5. Jardim de inverno

O jardim de inverno é um dos tipos de jardins residenciais mais bonitos que existem! Isso porque ele carrega características de áreas internas, o que por si só já pode chamar muita atenção. Eles deixam o ambiente aconchegante e levam vida aos cômodos, uma vez que permite mais entrada de luz natural.

Ele pode ser utilizado para dividir ambientes e para melhorar a ventilação da casa: se você quer morar em um local arejado e bem iluminado, pense em criar seu próprio jardim de inverno. Na hora de pensar em como fazer um jardim de inverno em casa, leve em consideração espécies diversas de folhagens e flores e, para deixar tudo ainda mais bonito, você pode instalar balanços de teto ou bancos feitos em vime.

 

Benefícios da jardinagem

Além de deixar a casa ainda mais bonita, manter qualquer um dos tipos de jardim residencial pode fazer muito bem à sua mente e ao seu corpo. O contato com a natureza e os momentos de relaxamento vão deixar seu lar ainda mais aconchegante. Confira alguns dos benefícios da jardinagem e comece a planejar o seu sonho.

  • Possibilidade de plantar alimentos frescos e saudáveis.
  • Queima de calorias durante as atividades de jardinagem.
  • Manutenção do peso e dos hábitos que fazem bem à saúde.
  • Absorção de vitamina D com a exposição saudável ao sol.
  • Exposição a “bactérias do bem” que aumentam a imunidade.
  • Diminuição dos níveis de estresse e de ansiedade.
  • Ajuda no combate e na prevenção da depressão.
  • Mais exercícios ao cérebro.

Além disso, ter um jardim permite que você crie pets e tenha mais contato com os animais presentes na natureza. Não é tudo o que você sempre quis?

More em casa e tenha o seu jardim dos sonhos 

Agora que você conferiu as principais informações sobre os tipos de jardim residencial e seus benefícios, que tal começar a planejar e dar os passos para você morar em uma casa só sua e com o jardim dos sonhos? Conheça o Projeto Mosaico, uma empresa de vendas de loteamentos que é comprometida com o seu sonho e com seus planos. 

Nós podemos ajudar você a ter seu imóvel e a construir a casa no estilo que você quiser. Clique aqui, fale com nossos consultores e dê o primeiro passo!

Disqus
Outros Posts