Como aproveitar melhor o seu terreno

Como aproveitar melhor o seu terreno

Quando adquirimos um terreno dentro de um condomínio de lotes para a construção da tão sonhada casa própria, inúmeras ideias e imagens começam a aparecer. Esboços de projetos e medidas aqui e ali são os primeiros passos dados para chegar ao modelo ideal de construção que pode ser uma tarefa bastante difícil, se esquecermos alguns detalhes importantes quanto ao local e à estrutura. Por isso, separamos algumas dicas para quem deseja construir aproveitando ao máximo o espaço disponível, tudo de forma inteligente e prática. Confira!

Fazer uma análise potencial do terreno

O primeiro passo para construir é, literalmente, saber “em que lugar se está pisando”. Conhecer as condições físicas e geográficas da área, consultar o plano diretor do município sobre permissões e proibições de construção e estudar os limites do terreno são tarefas essenciais para transformar o sonho da casa própria em realidade com segurança.

Assuntos relacionados: 
– 7 dicas valiosas para a reforma da casa 
– Como manter a organização de cada cômodo em casa 

Uma cozinha branca arrumada. Pense em como você pode utilizar cada área.

Outros fatores como inclinação do terreno, dimensões – muito estreito e comprido ou largo, mas curto – também precisam ser levados em conta. Todas as informações são necessárias para que o projeto seja bem elaborado e não desperdice nenhum espaço. Conte sempre com um profissional de engenharia ou arquitetura a fim de que todas as fases da obra atendam às suas exigências.

Utilizando espaços num terreno grande

No caso de terrenos amplos, como os nossos da Projeto Mosaico, parece ser mais fácil elaborar um projeto de construção da casa e de algumas áreas externas, mas é preciso cuidado para não desperdiçar espaço com coisas que não serão bem aproveitadas. Aqui, a principal dica é: traçar um perfil dos moradores. Do que a família precisa realmente? A partir daí, as opções são diversas e cabe a você escolher a melhor delas. Descubra alguma delas logo mais abaixo:

Opção 1 – Edícula com churrasqueira

No caso de um terreno médio ou grande, onde além da casa haja espaço para outras áreas anexas, o mais tradicional é construir uma edícula com churrasqueira, resultando num local que pode servir como despensa, área de serviço e de lazer.

Opção 2 – Piscina

Um braço está na piscina. Uma ótima opção para se divertir com a família.

O desejo de 9 em cada 10 pessoas que pretendem construir uma casa num terreno espaçoso é ter uma piscina, ainda mais no nosso país com o seu clima tropical. Apesar de o mercado desse segmento apresentar várias opções de tamanho, até mesmo para espaços limitados, uma piscina grande é muito mais cobiçada e confere status a qualquer obra. No entanto, é bom avaliar se os moradores realmente vão aproveitar esse benefício para que, no futuro, não existam arrependimentos e gastos com reformas que poderiam ter sido evitados com um bom planejamento.

Leia também:
– Os maiores erros na hora de comprar a casa própria

Adequar o projeto a um espaço pequeno

Terrenos pequenos são um verdadeiro desafio para quem quer construir, pois ao contrário das áreas maiores, onde pode haver desperdício de espaço se não houver um projeto bem feito, aqui é preciso fazer economia na construção e não estamos falando de dinheiro. Veja algumas soluções para quem precisa aproveitar melhor um terreno ou lote pequeno:

Opção 1 – Verticalizar

Jardim vertical repleto de flores. Aposte em novas formas de fazer seu jardim.

Muito comum nos condomínios de lotes, construções que têm se popularizado bastante nos últimos anos, os sobrados (inclusive geminados) são uma boa saída para quem precisa construir num terreno um pouco mais estreito, por exemplo. Casas de dois e até três pavimentos são uma excelente opção para quem deseja manter um quintal com jardim e garagem. E por falar justamente em jardins, os verticais tem caído no gosto daqueles que não dispensam um pouco de natureza em casa, mas não dispõem de muito espaço.

Opção 2 – Investir em móveis planejados

Para otimizar o interior do imóvel vale a pena investir em projetos de móveis sob medida que farão bom uso dos espaços com praticidade e beleza. Sabendo disso, é possível criar um projeto de construção com mais liberdade, já considerando a mobília.

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de ler a nossa matéria especial Saiba montar um planejamento eficaz para a compra e construção da casa.



Leave a Comment

Your email address will not be published.