5 dicas valiosas para projetar uma grande casa

5 dicas valiosas para projetar uma grande casa

Quem pensa em adquirir um terreno num condomínio de lotes para construir uma casa espaçosa, provavelmente terá muitas dúvidas e ideias sobre o que e como construir. Pensando nisso, destacamos neste artigo 5 dicas para projetar uma grande casa que serão de enorme valia para seu projeto. Confira!

1 – Divisão de ambientes

Construir com liberdade para criar um projeto onde espaço não é problema pode ser bastante satisfatório, mas é preciso estar atento para que os ambientes sejam dispostos harmonicamente, tornando o projeto fluído. Separar os quartos das áreas comuns é uma dica importante. Também é recomendável que o banheiro social ou o lavabo fique próximo dos locais mais acessados da residência como corredores, por exemplo.

Se a casa possuir um andar superior, o ideal é que as suítes sejam todas no andar de cima. Porém, se houver possibilidade de um quarto no andar de baixo, ele pode ser útil caso haja uma necessidade especial ou se a família tiver alguma pessoa idosa ou cadeirante, o que contribui para a acessibilidade.

Assuntos relacionados:
– Como manter a organização de cada cômodo em casa 
– 7 dicas valiosas para a reforma da casa

2 – Integrar os ambientes de forma suave

Uma grande sala de estar integrada ao corredor com acesso para a escada

Aposte na harmonia dos cômodos.

Como vemos na imagem, mesmo separadas, as áreas integram-se de maneira natural, seja pela escada ou pelo corredor largo, que dá a sensação de que o ambiente é maior. A transição entre as áreas privativas e comuns da casa deve ser suave, para que o acesso seja facilitado. Uma dica é usar paredes de vidro entre salas e varandas, e portas de correr mais largas que, ao permanecerem abertas, possam “ligar” os ambientes.

3 – Verticalizar a casa

Mesmo com um terreno amplo, a vontade dos proprietários pode ser a de uma casa verticalizada desde a garagem que pode ser construída no primeiro andar, e a residência contar mais dois andares. A ideia aqui é de aumentar as possibilidades para áreas externas.

4 – Aproveitar todos os espaços internos e externos

Antes de qualquer ideia de edificação, explorar as potencialidades do terreno é fundamental para não desperdiçar nenhuma parte. Dependendo do tipo de casa que for construída e do local onde será erguida, todo o resto pode se tornar pouco aproveitado. É muito comum vermos projetos mal elaborados (ou até mesmo construções sem projeto), onde um lote grande e cheio de oportunidades acaba se tornando inútil.

Portanto, vale pensar em tudo que se deseja e necessita dentro e fora do imóvel. Edículas, áreas de serviço, garagem desacoplada da casa, jardim com piscina, playground, despensa, entre outros. São muitas as opções para preencher e dar utilidade ao terreno, além de conforto aos moradores.

5 – Quintal com piscina e área de lazer

Um homem nadando numa piscina. Uma piscina é diversão certa pra toda a família.

Na dica anterior, falamos sobre o aproveitamento dos espaços, e isso serve principalmente para a área externa. Investir em paisagismo é importante, mas um quintal bem planejado e estruturado vai muito além das plantas ornamentais. Nesse caso, um item essencial é a piscina, que dará requinte ao projeto, além de ser um local de lazer e descanso. Porém não é interessante isolá-la. Junto à piscina, cai bem um espaço para espreguiçadeiras, churrasqueira ou área gourmet.

Gostou da matéria? Então não deixe de conferir quais são os maiores erros na hora de comprar a casa própria!



Leave a Comment

Your email address will not be published.