NOSSO BLOG

O que fazer em Araraquara? Veja dicas de lazer na cidade

08/07/2022 | Lazer

Se está buscando o que fazer em Araraquara, saiba que a cidade conta com excelentes alternativas para todos os gostos. As opções variam desde um passeio cultural até programações ao ar livre, como parques e praças, com roteiros que podem preencher um final de semana ou até feriado. Além disso, a cidade conta com excelentes bairros para morar.

Para descobrir mais sobre as riquezas deste município do interior de São Paulo, continue a leitura.

Sobre Araraquara

A cerca de 270 quilômetros da capital do estado de São Paulo, Araraquara é uma cidade cheia de oportunidades para quem deseja morar com mais qualidade de vida na tranquilidade do interior.

História de Araraquara

No começo da sua história, Araraquara era habitada por índios guaianás, até tudo mudar com a chegada dos colonizadores no final do século XVIII. Mas somente no século XIX, a cidade foi oficialmente fundada e passou a ter maior reconhecimento, devido ao crescimento da mão de obra agrícola na região, época em que a cana-de-açúcar era a chave da economia brasileira. 

Acompanhando os recursos financeiros da época, no século seguinte foi a vez da cultura do café dominar a região. Todos esses movimentos favoreceram o desenvolvimento e povoamento da cidade, que atualmente é reconhecida também pelo turismo e tranquilidade de moradia.


Infraestrutura em Araraquara

Além do reconhecimento turístico, Araraquara é uma cidade com excelente infraestrutura de comércios e serviços. Atualmente a cidade contempla shoppings e mais de 500 indústrias de diversos segmentos, como é o caso das conhecidas empresas Cutrale, produtora de sucos, e também da Lupo, fábrica têxtil.

A cidade também oferece boas oportunidades nas áreas do conhecimento, com cursos de graduação e pós-graduação, pela presença de universidades como a Unesp, UNIP, Fatec, Instituto Logatti de Engenharia, entre outras.

Arborização

Além da ampla infraestrutura de serviços, Araraquara é conhecida por contemplar uma extensa área verde, sendo considerada até uma das cidades mais arborizadas da região. De acordo com a pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Araraquara possui cerca de 97,15% das suas ruas arborizadas, enquanto suas cidades vizinhas São Carlos e Rio Claro possuem 89,18% e 81,63%, respectivamente.

Esse potencial na arborização urbana favorece a qualidade de vida da população, melhora a qualidade do ar, proporciona um clima mais ameno em dias com excesso de calor ou frio, entre outras vantagens.

Pontos turísticos em Araraquara

Os passeios turísticos são uma boa opção para quem procura o que fazer em Araraquara no fim de semana ou feriados. Acompanhe as opções e escolha o seu próximo roteiro em Araraquara: 

1 – Museu Ferroviário

Para quem gosta de resgatar a história e a tradição da cidade, vai adorar voltar no tempo no Museu Ferroviário. O espaço tem como decoração marias-fumaças preservadas que datam do século XIX , além de várias recordações, fotos e registros da importância da cidade neste século. Os turistas têm entrada gratuita e o espaço abre todos os dias, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

2 – Rua Voluntários da Pátria

Considerada o cartão postal de Araraquara, a rua Voluntários da Pátria tem uma grande riqueza cultural, já que é cenário de vários patrimônios históricos da cidade, como o  Museu de Arqueologia e Paleontologia e o Boulevard dos Oitis. Além disso, a rua é repleta de áreas verdes com muitas árvores e um calçamento conservado em  arenito rosa.

3 – Museu de Arqueologia e Paleontologia

Um lugar que vai agradar os olhares curiosos, o espaço possui uma extensa exposição incentivada pelo padre e paleontólogo italiano, naturalizado brasileiro, Dr. Giuseppe Leonardi. O museu conta com registros científicos, rastros e pegadas de dinossauros, mamíferos e invertebrados de milhões de anos atrás. Os turistas têm entrada gratuita e o espaço abre às segundas-feira, das 10h às 21h e de terça a sexta-feira das 9h às 17h.

4 – Igreja Matriz de São Bento

O histórico da cidade registra que a Igreja Matriz de São Bento foi construída pelo mesmo fundador da cidade, Pedro José Neto. Inicialmente foi moldada com palhas, madeira e barro. Atualmente, depois de algumas reformas e demolições, o espaço deu lugar a uma imponente igreja com duas torres e cúpula de concreto. A igreja é aberta ao público para visitas turísticas e também missas semanais.

5 – Teatro Municipal

É uma grande referência na região, inaugurado em 1977, contempla um estilo arquitetônico modernista, com toda estrutura acústica e elétrica, por isso é considerado um dos mais contemporâneos teatros do país.

O histórico do Teatro Municipal é repleto de celebridades, pois já foi palco de orquestras internacionais, artistas e atores famosos, como Fernanda Montenegro e Antônio Fagundes. Além disso, o teatro conta com programações anuais de festivais de música, teatro e outras apresentações. 

6 – Parque Ecológico Pinheirinho

Considerado um dos mais importantes parques em Araraquara, o Parque Ecológico Pinheirinho possui uma extensa área verde, com piscinas, quiosques, quadras esportivas, pista de skate, salão de eventos e muito mais. Ambiente perfeito para passar um final de semana ou feriado com a família e amigos. O parque funciona todos os dias, das 8h às 18h.

7 – Cachoeira em Araraquara

A região de Araraquara contempla muitas belezas naturais, como a localizada próximo da antiga Usina Tamoio, a cachoeira Nova Era. A reserva possui fácil acesso pela cidade de Araraquara e, logo na entrada, possui um portal repleto de árvores nas laterais da estrada, ambiente ideal para entrar em contato com a natureza e/ou tirar fotos. O acesso a cachoeira  é feito pela estrada principal da Usina Tamoio e fica a cerca de 28 km de Araraquara.

O que fazer em Araraquara SP?

São muitos os lugares para ir em Araraquara, pois é uma cidade que pode ser visitada durante todas as estações do ano. No verão é possível curtir as opções de parques e cachoeiras em Araraquara, enquanto no inverno é possível fazer os passeios culturais e ainda aproveitar as festas juninas que acontecem na região.

 Gastronomia

Se busca o que fazer em Araraquara à noite, explorar a gastronomia do local pode ser uma boa opção. Em razão da forte cultura agrícola e pecuária da região, a cidade contempla restaurantes variados, com uma riqueza de pratos típicos brasileiros, além de culinária internacional. São desde opções tradicionais até gastronomia de renome, para agradar a todos os paladares, como pizzarias, bares, hamburgueria, restaurante japonês, food trucks, cantina italiana e muito mais. Segundo o Tripadvisor, site que contempla opiniões de clientes, esses são os melhores restaurantes de Araraquara:


1 – Vitório;

2 – Restaurante do Cidinho;

3 – La Rosa Cantina Italiana;

4 – Ponto Grill Picanha na Tábua;

5 – Tijuca Restaurante & Bar;

6 – Restaurante e Churrascaria Pau Seco;

7 – Positano Pizzaria;

8 – Cervejaria Opera;

9 – Rua 5 Pizza Bar;

10 – Ki Japanese Food.

Eventos tradicionais

Impulsionada pela economia agrícola, a cidade recebe anualmente eventos que movimentam esse segmento na região, como a Feira Agro Comercial e Industrial da Região de Araraquara (Facira). Além disso, Araraquara também comporta eventos tradicionais como comemorações natalinas e festival de teatro, além de eventos culinários, como festival do pastel, caldo de cana e milho.

Como é morar em Araraquara?

Morar em um dos melhores bairros de Araraquara é uma realidade possível com o Village Damha IV, loteamento fechado com área de lazer e infraestrutura completa. São terrenos a partir de 275m², que contemplam ambiente perfeito para você construir a sua casa do seu jeito e viver com mais tranquilidade em Araraquara. Agora que você já sabe o que fazer em Araraquara, conte com uma equipe especializada para escolher morar na melhor localização da cidade. Fale conosco.

GOSTOU? COMPARTILHE:


OUTRAS POSTAGENS

© 2023 - Projeto Mosaico Empreendimentos Imobiliários Ltda. | Política de privacidade

Projeto Mosaico é uma investida da Maiz: maiz.com.br

Fale agora com
nossos consultores
TELEFONE
E-MAIL
WHATSAPP