NOSSO BLOG

Como escolher o melhor imóvel para os idosos?

18/07/2018 |

O tempo passa e o nosso corpo sente os efeitos dos anos, não é? Para aqueles que vivem com os pais idosos, prestar atenção ao lugar em que se vive é fundamental para que os mais velhos consigam desempenhar as atividades sem dificuldades. Elementos tradicionais de um imóvel como escadas ou o acesso à garagem podem tornar a vida mais difícil à medida que se envelhece. Além disso, tarefas como a limpeza da casa e colocar as roupas para lavar passam a ocupar muito do nosso tempo. Por isso, selecionamos algumas dicas para ajudar você a escolher o melhor imóvel para um idoso. Confira!

Ao escolher um imóvel, pense na localização

Você realmente considerou todos os aspectos do seu novo bairro em potencial? O seu bairro é acessível? A rua é asfaltada? Quais equipamentos comunitários (bibliotecas, parques, etc.) estão próximos a sua casa e que tipo de transporte público está disponível? Além disso, uma casa habitada por idosos deve estar próxima a clínicas médicas, hospitais e farmácias. Também é importante que o bairro possibilite caminhadas ao ar livre ou passeios de bicicleta e fique próximo a parques ou a academias de ginástica.

O local também deve ser seguro, por isso antes de fechar o negócio verifique esse aspecto com atenção: o condomínio onde fica o imóvel é bem vigiado? A rua é bem policiada?

Fluxo interno e externo

ao comprar um imóvel para um idoso observe a facilidade de acesso

Um ambiente adequado é indispensável para o idoso ter qualidade de vida.

Ao comprar um imóvel para um idoso é preciso observar a facilidade de deslocamento das áreas externas para as internas (ou vice-versa), o que pode fazer muita diferença na experiência diária dos habitantes da casa. Um espaço é mais acessível quando conta com portas francesas, deslizantes ou acordeão ligando os lados de dentro aos de fora.

Não deixe de acompanhar também:
Conheça os benefícios do contato com a natureza
Como aproveitar melhor o seu terreno
Saiba como planejar cada canto do seu lar

Além disso, é ideal que o imóvel não possua escadas e conte com rampas de acesso, caso tenha sido construída em níveis diferentes. Se o imóvel possuir degraus é preciso observar a sua inclinação e o seu comprimento. Uma escada longa e íngreme não é indicada para idosos, mesmo que ela possua corrimão em toda sua extensão.

Tamanho dos cômodos

Uma residência destinada aos idosos não deve ser nem muito grande nem muito pequeno. É natural que, com o tempo, pequenas tarefas diárias se tornem mais cansativas e limpar a casa passa a demandar muito esforço. Por esse motivo, uma moradia muito grande e com muitos cômodos não é a melhor opção de compra.

A casa também não deve ser muito pequena. Cada cômodo deve oferecer espaço para caminhar confortavelmente entre os móveis sem que seja preciso se desviar de obstáculos a todo o momento. Caminhe pelas salas, imaginando o dia típico dos futuros moradores. Há cantos afiados e passagens estreitas que impedem o fluxo ou existe uma passagem natural e fácil de uma sala para a outra?

Orientação da casa no lote

Uma sala confortável

O tanto de luz que ilumina o espaço é um dos fatores-chave para a escolha da melhor casa.

A maneira como uma casa é posicionada em um lote diz respeito diretamente à quantidade de luz natural que ela recebe, o que também pode influenciar nas contas de luz. Uma casa com as janelas voltadas para o leste maximizará a luz natural. Entretanto, uma moradia voltada para o oeste pode não receber a quantidade de claridade necessária. Uma sugestão é investir em janelas na parte de trás da casa. Em regiões de climas quentes, uma moradia com janelas direcionadas para o norte é uma ótima maneira de manter sua casa mais fresca.

Sistemas de aquecimento e refrigeração

Embora esse não seja um grande problema para quem vive em cidades de clima ameno, se você mora em áreas muito quentes ou muito frias, sistemas de aquecimento e de refrigeração tornarão a vida muito mais agradável. Como instalar um sistema de ar-condicionado pode custar uma boa quantidade de dinheiro, encontrar uma casa que já tenha esse sistema instalado poderá fazer com que você economize um pouquinho.

Comprimento e largura da entrada da garagem

Ao comprar um imóvel também é importante observar se o seu carro irá caber na garagem e se a entrada da garagem e o caminho que dão acesso à casa não são muito estreitos para a necessidade de uso, por exemplo, de uma cadeira de rodas.

Número de banheiros

Pessoas idosas geralmente demoram mais tempo ao usar o banheiro, por isso uma casa com mais de um sanitário pode atender melhor às necessidades da sua família. Também é importante instalar barras de apoio em lugares estratégicos do compartimento para que o idoso possa se apoiar para realizar alguma tarefa ou caso o piso se torne escorregadio.

Agora que você já sabe como escolher o melhor imóvel para um idoso, que tal descobrir como montar um planejamento eficaz para a compra e construção da casa

GOSTOU? COMPARTILHE:


OUTRAS POSTAGENS

© 2023 - Projeto Mosaico Empreendimentos Imobiliários Ltda. | Política de privacidade

Projeto Mosaico é uma investida da Maiz: maiz.com.br

Fale agora com
nossos consultores
TELEFONE
E-MAIL
WHATSAPP