Arquitetura de luxo: 5 dicas de como aplicá-la
Área do Cliente

Arquitetura de luxo: 5 dicas de como aplicá-la

Aplicar a arquitetura de luxo em um projeto vai além de escolher os melhores acabamentos, conforme é comum imaginar. Na realidade, a arquitetura de luxo pode ser compreendida como um…

By: Projeto Mosaico 15/07/2022

Aplicar a arquitetura de luxo em um projeto vai além de escolher os melhores acabamentos, conforme é comum imaginar. Na realidade, a arquitetura de luxo pode ser compreendida como um conceito que se preocupa sim com a qualidade dos materiais, mas respeita, acima de tudo, as necessidades de cada morador do imóvel. Ou seja, é uma tendência que prioriza o conforto, a comodidade e o bem-estar, aliados aos acabamentos de primeira qualidade.

Quer entender mais sobre como adequar arquitetura de casas contemporâneas para um conceito de luxo Continue a leitura!

 

botão CTA-Monte seu projeto de luxo em um imóvel dos sonhos

O que é arquitetura de luxo? 

A arquitetura de luxo é identificada por proporcionar conforto e funcionalidade para os ambientes de uma casa. Além de criar conceito para os mais diferentes perfis de família e estilos de vida, esse conceito de arquitetura tem o diferencial de transformar os ambientes de uma casa, para deixá-los mais aconchegantes, com elegância e sofisticação. Portanto, existem alguns aspectos que caracterizam a arquitetura de luxo:

casa decorada

 

Personalização

Para tornar os espaços mais confortáveis, como é a proposta da arquitetura de luxo, é essencial conhecer a preferência e características próprias de cada morador do imóvel. É isso que vai possibilitar criar um projeto genuíno e personalizado, que valorize tudo o que a família necessita para tornar o dia a dia mais confortável, com sofisticação e luxo.

Acabamento e qualidade

Um acabamento com qualidade representa não apenas a sofisticação do trabalho, mas também todo o cuidado pensado para realizar o projeto, desde a escolha dos materiais, como pisos, gesso, peças de banheiro, detalhes em paisagismo, até  a conclusão da obra. Acabamentos com alto nível de qualidade podem proporcionar mais conforto e aconchego dos ambientes.

Isolamento acústico

Outro fator que favorece o conforto para os ambientes é a ausência de ruídos externos. Por isso, o isolamento acústico é determinante no projeto de arquitetura de luxo, pois garante mais privacidade e tranquilidade, principalmente quando há alguma área de convivência, corredores ou elevadores muito próximo do ambiente.

Tecnologia

A tecnologia é outra grande aliada nos projetos de arquitetura de luxo, por meio das soluções de automação residencial, é possível realizar tarefas simples, como dosar a temperatura do ambiente e abrir as janelas, com uso apenas de um controle remoto ou aplicativo. É uma excelente alternativa que torna os projetos de arquitetura de luxo ainda mais sofisticados e funcionais. 

 

Tipos de arquitetura de luxo

Independente do projeto de interiores que você escolher para decorar uma casa do seu jeito, existem algumas tendências chave que servem de inspiração para a sua futura decoração. Dentro da arquitetura de luxo, existem alguns estilos que você pode adotar:

 

1 – Arquitetura moderna contemporânea 

Esse é um conceito que valoriza as formas mais simples e geométricas, com destaque para concreto armado, cores claras e sóbrias e ideias de móveis que também servem de obra de arte para os ambientes. É um estilo que preza:

1 – Diversidade;

2 – Funcionalidade;

3 – Conforto.

 

2 – Arquitetura clássica

A grande característica desse estilo é a semelhança com castelos europeus, que priorizam as grandes colunas, cômodos e janelas maiores, com decoração em tons pastéis. É um estilo que preza:

1 – Amplitude;

2 – Circulação nos ambientes;

3 – Tons neutros.

 

3 – Arquitetura minimalista

É um conceito caracterizado pela simplicidade e equilíbrio de elementos, cores e móveis. O estilo da arquitetura minimalista é considerado uma das grandes tendências do momento e preza:

1 – Elementos funcionais;

2 – Tecnologia;

3 – Tons claros.

 

5 dicas para desenvolver um projeto de arquitetura de luxo

Um projeto de arquitetura de luxo bem sucedido precisa levar em consideração vários critérios, como a escolha de uma equipe de profissionais que poderá auxiliar nesse processo, os ambientes e espaços que serão trabalhados, perfil das famílias, entre outros. Além de considerar detalhes como:

botão CTA- Precisa de ajuda para pensar no seu projeto de arquitetura de luxo? Clique aqui!

1 – Combinação de materiais

Um olhar especialista saberá combinar forma, cores e textura de maneira que cada elemento tenha o seu espaço e destaque no ambiente. Além disso, a combinação dos materiais e revestimentos pode influenciar na durabilidade e vivacidade dos objetos, por isso, é importante compreender quais os materiais que podem ser harmonizados na decoração, sem prejudicar a vida útil dos elementos escolhidos para compor a decoração.

2 – Iluminação adequada

Um ambiente agradável é resultado de um projeto de iluminação bem executado, isso porque adequar a iluminação com a funcionalidade de cada espaço da casa é fundamental. A escolha de diferentes lâmpadas e potências determinam o clima de cada ambiente, para uma sala de leituras ou escritório, por exemplo, tons claros e fortes serão os mais indicados. Já para uma sala de televisão ou sala de descanso a luz mais intimista favorece o aconchego do ambiente.

3 – Harmonia de tons

Essa é uma área da decoração que tem o poder de estimular os sentidos, a concentração, a atenção, a criatividade, etc. Então, na harmonização de cores em um projeto de luxo deve predominar os tons claros e sóbrios, com detalhes em cores vivas, para chamar atenção aos pontos específicos da decoração, sem sobrecarregar a visão.

 4 – Móveis modernos

Além das cores, materiais e boa iluminação, os móveis utilizados no projeto tem papel de destaque em uma decoração de luxo. Isso porque são elementos que proporcionam o equilíbrio perfeito desde ambientes mais compactos, até espaços com maior amplitude. Estantes, sofás, aparadores e poltronas com design inovador são peças coringas para compor uma estética contemporânea e/ou minimalista.

5 – Ambientes espelhados

Como vimos acima, o perfil das novas tendências de decoração de luxo é a adequação de ambientes compactos e funcionais, sem deixar de lado o conforto e aconchego. Pensando nisso, o uso de espelhos pode ser uma boa alternativa para dar sensação de amplitude para os ambientes menores, além de ser um material disponível em diferentes formatos e tamanhos, o que facilita a criação de projetos criativos.

 

Casas de luxo com arquitetura moderna 

Planeje o seu futuro com mais qualidade de vida, na sua casa dos sonhos, pensada e construída do jeito que você sempre quis, em um loteamento completo, que oferece toda a tranquilidade, conforto e áreas comuns que são um verdadeiro refúgio para você passar os melhores momentos com a família e amigos.

Para isso, conte com a Projeto Mosaico, especializada no desenvolvimento e na comercialização de loteamentos abertos, fechados e condomínios de lotes, para atender os mais variados perfis de família. Entre em contato para saber como planejar a arquitetura de luxo em um dos nossos condomínios de lotes. Conheça nossas opções de loteamentos no site www.projetomosaico.com.br. A Projeto Mosaico atua no desenvolvimento de loteamentos planejados, contando com a expertise de profissionais com mais de 30 anos de experiência e elevada capacidade técnica e administrativa. Entre em contato para saber como adquirir um terreno.

Disqus
Outros Posts