NOSSO BLOG

Regras do condomínio: 5 dicas práticas para evitar problemas

24/05/2018 |

Você mora em um condomínio residencial? Então sabe que não pode escolher seus vizinhos, não é mesmo? Poucos de nós temos a sorte ter o vizinho dos sonhos – educado, atencioso e amigável –, mas isso não nos impede de tomar medidas necessárias para se tornar esse tipo de pessoa para os outros. Quer saber como evitar problemas e manter um bom relacionamento com seus vizinhos? Acompanhe nosso post! 

Regras do condomínio – Seja o vizinho que você gostaria de ter

Essa regra de ouro vale tanto para um prédio de apartamentos como para um condomínio residencial: trate seus vizinhos como gostaria que eles o tratassem.

Um sorriso amigável e um “olá” podem ajudar a estabelecer relações positivas com todos. Quando você encontrar alguém que ainda não conheceu, apresente-se! Se um novo morador acaba de se mudar, que tal recebê-lo com um pequeno presente? Esse gesto simples fará com que o seu vizinho se sinta feliz e bem acolhido na comunidade que escolheu para morar.

Aperto de mãos entre vizinhos.
Seja o vizinho que você gostaria de ter.

Leia também:
– Confira 5 dicas maravilhosas para decorar sua área de lazer 
– 5 dicas valiosas para projetar uma grande casa

Respeite a lei do silêncio

Seu vizinho conhece muito sobre você: ele sabe os programas de TV que você assiste, se você anda ou não de salto pela casa, e se você grita com seus pais ao telefone. Se você faz muito barulho, seu vizinho pode ouvir mais do que gostaria.

Tente manter os ruídos em níveis respeitáveis, não ouça música alta depois das 22 horas, não fale alto no lado externo da casa e, se você mora em um apartamento, invista em tapetes para isolar o ruído.

Respeite os espaços compartilhados

Piscina grande. Tenha cuidado com todos os lugares usados.

Deixe os espaços compartilhados livres de desordem para que todos possam apreciá-los. Se o seu condomínio possui academia, não deixe toalhas e objetos pessoais espalhados pelo espaço.

Se o seu prédio possui serviço de lavanderia de uso comum, siga as regras e o horário do seu funcionamento. Também é importante respeitar as regras de como estacionar o seu carro: pare o seu veículo na sua vaga e nunca bloqueie a saída de outro morador. 

Organize um grupo de vigilância

Organize um grupo de whatsapp ou uma lista de e-mail para que um vizinho possa comunicar ao outro sobre os eventos da comunidade, e sobre pessoas estranhas que possam estar rondando o condomínio. Isso fará com que os vizinhos se tornem vigilantes e passem a se importar com a segurança uns dos outros.

Caso você vá viajar, comunique aos seus vizinhos e peça que eles fiquem atentos à sua casa. Moradores conectados farão com que todos se sintam seguros ao sair de casa, sabendo que o lugar estará sendo vigiado.

Seja prestativo

Você não precisa fazer mil favores para os seus vizinhos, mas se esforçar um pouco de vez em quando – emprestando uma xícara de açúcar ou um ouvido solidário, por exemplo – mostrará aos seus vizinhos que você é atencioso.

Se você pedir ferramentas emprestadas aos seus vizinhos, sempre devolva os itens prontamente e com gratidão.

Nunca roube o sinal da Internet

Pessoa usando o computador. Não roube o sinal da internet.

Assuntos relacionados:
– Como ter uma boa relação com os seus vizinhos?

Nunca use a rede dos vizinhos sem autorização, pague pelo seu próprio Wi-Fi. Há uma razão para as pessoas colocarem em suas redes de Wi-Fi frases mal educados como “paguepelasuainternet” ou “nãoroubeomeusinal”, ninguém quer ter o seu sinal roubado! Seus vizinhos estão pagando caro pelo serviço de Internet e não desejam que outras pessoas roubem o sinal, resultando na diminuição da velocidade.

Pode ser muito agradável viver em comunidade, basta seguir algumas regras simples de convivência. Agora que você já conhece algumas regras do condomínio, leia também a nossa matéria especial sobre Investir num condomínio de lotes ou de apartamentos?

GOSTOU? COMPARTILHE:


OUTRAS POSTAGENS

© 2023 - Projeto Mosaico Empreendimentos Imobiliários Ltda. | Política de privacidade

Projeto Mosaico é uma investida da Maiz: maiz.com.br

Fale agora com
nossos consultores
TELEFONE
E-MAIL
WHATSAPP