Aprenda métodos eficientes para proteger sua casa

Aprenda métodos eficientes para proteger sua casa

Nossa casa é nosso porto seguro, é o lugar onde buscamos abrigo, proteção, conforto e, claro, segurança. Por isso é necessário que alguns cuidados sejam tomados para que o local não fique vulnerável a furtos e roubos. Infelizmente, os altos índices de violência fazem com que sejamos obrigados e pensar em situações desagradáveis, afinal, prevenir é melhor que remediar.

Neste artigo apontamos algumas medidas que podem ser rapidamente postas em prática para aumentar a segurança da sua casa, além de outras formas de proteger o local com mais eficácia. Veja:

Iluminação externa da casa

Iluminação na entrada da casa Luzes em vários pontos da entrada dificultam o acesso de invasores e conferem beleza ao imóvel.

A primeira dica é investir numa boa iluminação das áreas externas da casa. Uma residência bem iluminada dificulta o acesso de quem não quer ser visto, espantando possíveis invasores. Sem contar que luzes acesas podem significar que há alguém no imóvel, e ladrões, na grande maioria dos casos, evitam roubar casas com gente dentro. Outra dica valiosa é instalar temporizadores que acendem as luzes ao anoitecer e desligam quando é dia.

Leia também:
– Por que a vistoria da obra da sua casa é tão importante?
– Aprenda a se planejar para a construção da sua casa

Existem no mercado muitas opções de materiais que, não apenas ajudarão na segurança, mas também deixarão o ambiente mais bonito. Postes de luz para jardim, arandelas e luminárias de piso são alguns tipo de iluminação para área externa que ajudam na segurança.

Trancas e cadeados

Portas e portões bem trancados são uma barreira, por isso instale fechaduras de qualidade, se possível mais de uma nas portas principais. O recomendado é que a fechadura principal seja de qualidade e exista uma secundária, do tipo “tetra”. Também podem ser colocadas trancas pela parte interna das portas.

Nos portões, o uso de cadeados é uma alternativa para dificultar arrombamentos. Eles podem, em alguns casos, vir acompanhados de correntes. Para portas e janelas de correr, a dica é colocar uma trava, de metal ou madeira, em todo o comprimento da canaleta.

Instalação de grades e cercas

Instalação de cerca elétrica em residências O uso de cercas elétricas requer alguns cuidados, mas é uma boa alternativa para aumentar a segurança do imóvel.

Em algumas residências pode haver a necessidade de instalar grades, principalmente em janelas, quando estas não possuem trancas muito seguras, ou são todas de vidro, por exemplo. No quintal, corredores e áreas nos fundos do terreno também podem receber portões de grade, pois tudo que dificultar o acesso pode inibir a ação dos invasores.

Outra medida bastante útil é a colocação de cercas elétricas ou de arame. Ladrões que pretendem agir rápido e entrar na casa pulando o muro, ficarão longe dessas barreiras.

Alarmes e câmeras

Para complementar a segurança do imóvel, a instalação de alarmes e câmeras é sempre uma boa opção. Requer um investimento mais alto, mas garante mais tranquilidade e proteção, tanto para quando se está em casa quanto para os momentos em que os moradores encontram-se ausentes.

No caso do alarme, este é um equipamento de segurança que requer profissionais para sua instalação e monitoramento. Eles funcionam através de um detector de movimentos que, ao constatar a presença de alguém no recinto, emitem um alerta sonoro muito alto. Na mesma hora também é enviado um sinal para a central de segurança da empresa contratada para o serviço, que vai até o local fazer a ronda na casa.

Assuntos relacionados:
Condomínios de lotes ou casas em bairros: Qual o melhor?

Alguns tipos de câmeras podem ser facilmente instaladas por qualquer pessoa. Estão disponíveis no mercado sistemas que usam o sinal wi-fi de internet da própria casa para que se possa monitorar tudo pelo celular. Mas para quem prefere passar essa tarefa para as mãos de um profissional, sistemas de câmera um pouco mais complexos permitem que vários pontos do imóvel sejam monitorados e as imagens sejam todas armazenadas numa espécie de memória do aparelho receptor.

Gostou das dicas? Então confira nossa matéria “Investir num condomínio de lotes ou de apartamentos?”  e tire suas dúvidas sobre o que é mais indicado para você.



Leave a Comment

Your email address will not be published.