NOSSO BLOG

5 dicas para acertar na pintura da casa

22/05/2018 |

Uma das etapas que mais gera expectativa ao projetar uma casa, é a pintura! A escolha das cores, a combinação dos materiais, tudo tem que estar em perfeita harmonia para que o resultado seja satisfatório, tanto no quesito beleza quanto no que se refere à qualidade. Para ajudar você a acertar na pintura da sua casa, pensamos em algumas dicas práticas e fundamentais. Confira!

1 – Escolha a tinta certa para cada tipo de pintura

Não basta apenas escolher as cores que mais lhe agradam, para acertar na pintura você precisa comprar os materiais corretos. O primeiro passo a ser dado é saber que cada área de sua casa, requer um tipo de tinta e material diferente. Pinturas externas em alvenaria não utilizam os mesmos produtos que os cômodos internos, assim como superfícies de madeira ou ferro também necessitam de uma cobertura específica.

Procure profissionais especializados, faça pesquisas e só então passe para a etapa de escolha da cor.

Leia também:
– Como manter a organização de cada cômodo em casa
– Os maiores erros na hora de comprar a casa própria

2 – Cuide dos detalhes na pintura interna

Pincel pintando a parede. Cuide dos detalhes na pintura interna e busque ajuda profissional.

Os cômodos internos da casa também necessitam de atenção especial quanto ao tipo de tinta. Atualmente o mercado oferece opções de tinta sem cheiro e à base d’água, que são melhores para a pintura interna. Mas esta não deve ser a única preocupação!

Para iniciar a pintura interna, deve-se conferir a previsão do tempo, pois um clima muito úmido fará com que a tinta dure mais tempo para secar e o resultado pode não ser satisfatório. Da mesma forma, climas muito secos e quentes afetam a pintura, pois ao espalhar a tinta, ela não fica uniforme o que acaba provocando manchas nas paredes.

Outro cuidado bastante importante é com a “bagunça” causada na casa. Pisos devem ser bem forrados com jornais ou papelão. Rodapés, cantoneiras e roda-tetos precisam estar isolados com fitas adesivas, para que a tinta das paredes e do teto não marquem essas áreas.

3 – Estude as cores

Paleta de cores para pintura de casas Abuse das cores, mas tenha cuidado com exageros.

Quanto às cores mais adequadas para cada ambiente, é bom estar atento. Quartos pedem tons claros, nuances de azul e verde são as mais recomendadas, pois trazem sensação de tranquilidade e relaxamento.

Na sala, o cinza é a cor do momento, sendo possível combinar tons claros com uma parede mais escura, desde que não comprometa a iluminação natural. Nas áreas de lazer, salas de jantar e cozinha, as cores quentes e vibrantes ganham espaço e tornam o ambiente mais descontraído e arrojado.

Não tenha medo de ousar, e nem exagere na escolha de uma única cor para toda a casa. Apenas estude um pouco de que forma cada tom interfere nas nossas sensações, para garantir o conforto da família.

Assuntos relacionados:
– Saiba montar um planejamento eficaz para a compra e construção da casa 

4 – Atenção ao acabamento

O ato de pintar paredes vai muito além de uma lata de tinta e um rolo de lã. Os acabamentos demandam atenção, pois podem comprometer o resultado final. Por exemplo: um acabamento fosco permite disfarçar possíveis defeitos na superfície, porém é mais propenso ao acúmulo de sujeira, devido à porosidade.

Já os acabamentos semibrilho ou acetinados facilitam na limpeza e são mais duráveis, apesar de deixar as imperfeições mais à mostra. Leve em consideração o que é mais relevante na hora de escolher o tipo de acabamento.

Pessoa pintando a parede de casa. Confie em profissionais capacitados em sua primeira pintura.

5 – Procure um profissional capacitado

A casa nova que está recebendo a primeira camada de tinta, indicamos sempre contar com o trabalho de profissionais para não correr o risco de errar. Busque indicações, pesquise, entenda sobre o processo, mas coloque a tarefa a cargo de quem realmente sabe do assunto.

Todas as escolhas de material, cor e acabamentos podem ser feitas por você, mas uma pintura bem feita pelas mãos de um profissional lhe trará a satisfação do acerto e a alegria de uma casa nova do jeito que você sonhou!

Gostou das dicas? Então não deixe de conferir nosso especial com 7 dicas valiosas para a reforma da casa.

GOSTOU? COMPARTILHE:


OUTRAS POSTAGENS

© 2023 - Projeto Mosaico Empreendimentos Imobiliários Ltda. | Política de privacidade

Projeto Mosaico é uma investida da Maiz: maiz.com.br

Fale agora com
nossos consultores
TELEFONE
E-MAIL
WHATSAPP