5 dicas maravilhosas para uma decoração sustentável em casa

5 dicas maravilhosas para uma decoração sustentável em casa

Conforto e praticidade são conceitos muito importantes na hora de escolher a decoração da sua casa. Nessas horas, vale usar um pouco da criatividade para ter um espaço bonito e confortável, gastando o mínimo de dinheiro. Como? Bom, você pode decorar sua casa dentro do conceito de sustentabilidade, pois, assim, você contribui com o meio ambiente e ainda economiza alguns R$ do seu salário.

E se você pensa que isso é muito difícil, está totalmente enganado, já que algumas atitudes simples são capazes de proporcionar vida ao ambiente e ainda favorecer a natureza. Neste post, vamos dar cinco dicas sobre como decorar sua casa de forma sustentável. Confira!

1. Utilize plantas para dar vida ao ambiente

Plantas são excelentes para a decoração de uma casa. Além de deixar o ambiente colorido, elas ainda ajudam a controlar a umidade, a deixar o espaço fresco e a permitir uma temperatura mais agradável. Você pode utilizar plantas como: Antúrio, Marantas, Cactos, Cróton, Orquídea, Palmeira-leque, Samambaias, entre diversas outras.

decoracao-sustentavel

Plantas e caixotes proporcionam uma decoração linda e sustentável.

2. Use a chamada madeira de demolição na decoração de sua casa

A madeira de demolição é assim chamada por se tratar de um material que foi retirado de outros locais como ferrovias para ser reaproveitado para decoração de ambientes. Mas antes, elas passam por uma higienização e um tratamento especial. Além de ser um material ecologicamente correto, a madeira de demolição ainda confere um charme especial, pois proporciona um ar rústico ao ambiente. Ela é uma boa opção para ser usada em mesas de jantar, escadas e balcões.

Complemente os seus conhecimentos:
Como manter a organização de cada cômodo em casa
Descubra como planejar o quintal dos sonhos
Saiba como planejar cada canto do seu lar

3. Aproveite a luz natural

Luzes artificiais são bonitas, mas causam impactos ao meio ambiente, como todos sabem. Então para que você tenha uma casa bem iluminada de forma sustentável, aproveite ao máximo a luz do sol. Para que a luz entre com mais facilidade, utilize portas grandes e janelas corrediças. Além de ajudar a economizar na conta de energia elétrica, a luz do sol ainda estimula a produção de vitaminas no corpo, o que contribui para a saúde de todos na família. A presença do sol é importante também para que as plantas fiquem mais fortes e bonitas.

4. Reutilize objetos na decoração de sua casa

dicas-decoracao-sustentaval

Materiais reutilizados conferem um ambiente rústico e elegante à sua casa.

A reutilização de materiais para a decoração de sua casa pode proporcionar um visual muito bonito e aconchegante. Peças de madeira, como velhos troncos de árvores se transformam em lindas peças de muita originalidade, desde que você use a criatividade. Caixotes de madeira, se pintados, viram lindas mesas de centro, porta-revistas e até box de cama, por exemplo. Garrafas de vidro podem ser usadas como luminárias ou vasos para plantas no jardim ou dentro de casa. Caixas de leite, quando reaproveitadas, servem de porta-controle remoto ou canetas. Usando um pouco da imaginação, você consegue criar lindos objetos de materiais recicláveis.

5. Utilize pisos de material sintético

Para uma decoração sustentável, pisos com materiais sintéticos e reciclados são bem-vindos. Os acabamentos trazem uma textura de madeira que, além de serem bonitos, são fáceis de limpar e deixam o espaço decorado elegante e charmoso.

Viu como uma decoração sustentável não é tão difícil quanto você imagina? E o melhor de tudo é que você vai economizar uma boa grana usando esse conceito em sua casa.

Gostou do post de hoje? Que tal agora conhecer os benefícios de morar em contato com a natureza?



Leave a Comment

Your email address will not be published.