NOSSO BLOG

Aprenda a analisar o contrato antes de comprar o seu imóvel

23/05/2018 |

Ninguém lê com atenção todos os termos de um contrato de compra e venda, não é mesmo? Mas ao comprar um imóvel, mais especificamente a casa dos seus sonhos, você deve ter seriedade em todo esse processo. Você precisará estar atento a todas as cláusulas do contrato – além das coisas óbvias, como o endereço do imóvel e o preço de compra da propriedade, você também deverá observar o prazo de entrega e buscar referências do vendedor. Quer aprender a analisar o contrato antes de comprar o seu imóvel? Então acompanhe nossa leitura! 

Não estoure o seu orçamento

Homem com mão no computador e planilha. Fique de olho em cada parte do orçamento.

Ao comprar a sua casa o seu gosto pessoal deve ser levado em consideração. No entanto, a decisão de compra deve ser consciente, afinal, essa é uma decisão que produzirá efeitos a longo prazo. Na escolha do imóvel dos sonhos é importante observar se o valor da propriedade está dentro do seu orçamento e listar cuidadosamente quais itens estão incluídos na venda.

Leia também:
– Saiba como planejar cada canto do seu lar
– Material de construção: os cuidados que você precisa ter

Objetos como cortinas e persianas, equipamentos de piscina, carpetes, luminárias e lava-louças devem ser mencionados especificamente para que não haja dúvidas de quais estão ou não incluídos no contrato. Caso você deseje que os vasos do jardim ou a mobília da área de lazer seja incluída no preço de venda, é importante comunicar ao vendedor.

Busque referências do vendedor

Se informe e procure referências sobre a pessoa com quem você está negociando, seja essa pessoa física ou jurídica – só assine o contrato se tiver certeza de que o vendedor é confiável. Busque comprovações de que não há nada que o difame, e evite problemas futuros.

Essa atenção deve ser redobrada caso o seu imóvel esteja sendo comprado na planta. Nesse caso, também é preciso verificar se a empresa é competente no que diz respeito ao cumprimento de prazos.

Fique atento a documentação

A escritura do imóvel deve ser conferida no Cartório de Registro de Imóveis da sua cidade para confirmar se não há nenhum impedimento legal que impossibilite a venda do imóvel. Caso a propriedade ainda esteja na planta, será preciso conferir se a construtora registrou todas as especificações do memorial descritivo.

É preciso ter muita atenção ao ler esse memorial, pois nele devem constar todas as características do imóvel como os acabamentos e as características da construção que será entregue ao final da obra.

Antes de assinar o contrato elimine todas as sua dúvidas

Não assine o contrato de compra e venda caso tenha dúvida sobre algum item. Visite o imóvel quantas vezes forem necessárias para sanar todas as suas indagações e, caso a propriedade esteja na planta, visite o canteiro de obra com frequência.

Não deixe de conferir se o andamento da obra está de acordo com o projeto inicial. Além disso, sempre verifique se o prazo acordado está sendo cumprido.

Guarde todos os documentos com cuidado

Guarde todos os documentos referentes ao processo de compra do seu imóvel, como material publicitário, mensagens e os e-mails trocados com a construtora. Todos esses arquivos servirão de base para um processo judicial, caso algum problema apareça no futuro.

Leia o contrato com atenção

Projeto, régua e caneta. Confira o memorial descritivo.

Assuntos relacionados:
– Saiba montar um planejamento eficaz para a compra e construção da casa
– Por que a vistoria da obra da sua casa é tão importante?

Antes de assinar o contrato leia-o atentamente e verifique se todos os deveres e direitos tanto do vendedor como do comprador estão bem detalhados. Confira o endereço do imóvel, o valor que deverá ser pago os dados do vendedor e os seus dados pessoais. Fique atento às cláusulas que possam dar margem para uma dupla interpretação. Caso algum detalhe não esteja de acordo com o combinado peça a retirada ou a inclusão de um parágrafo.

Se você não se sentir seguro em realizar a negociação sozinho, busque ajuda de um profissional habilitado. O auxílio de um advogado que tenha bom conhecimento sobre o mercado imobiliário garantirá a segurança jurídica do seu contrato de compra e venda.

Agora que você já sabe os cuidados que deve ter na hora de assinar o contrato do seu imóvel, é hora de ficar por dentro dos erros cometidos na hora de comprar a casa própria

GOSTOU? COMPARTILHE:


OUTRAS POSTAGENS

© 2023 - Projeto Mosaico Empreendimentos Imobiliários Ltda. | Política de privacidade

Projeto Mosaico é uma investida da Maiz: maiz.com.br

Fale agora com
nossos consultores
TELEFONE
E-MAIL
WHATSAPP