NOSSO BLOG

Veja uma seleção de dicas de segurança para proteger a sua família em casa

19/02/2019 |

Quando se trata da segurança da nossa casa e, principalmente, da nossa família, todo cuidado é pouco. Com o aumento nos casos de violência, a atenção precisa ser redobrada, ainda mais se você tem filhos pequenos para cuidar.

Trancas, grades e alarmes costumam funcionar, mas para proteger de verdade as pessoas que você mais ama, é preciso também mudar alguns hábitos que podem facilitar a ação de criminosos.

Pensando nisso, nesta matéria, nós reunimos várias dicas de segurança para você. Vamos mostrar:

  • Quais são os hábitos mais perigosos para sua família;
  • O que fazer para aumentar a segurança da sua casa;
  • Sinais de que você, talvez, precise se mudar.

Confira!

Hábitos perigosos que devem ser evitados

Certas atitudes do dia a dia comprometem a segurança da sua família. Às vezes, por conta da rotina, dificilmente nos damos conta de que estamos facilitando a ação de pessoas mal intencionadas, que observam o nosso comportamento bem de perto.

Você sabia que boa parte dos casos de roubo a residências acontece justamente depois que o criminoso consegue bastante informação sobre a rotina das vítimas?

Pois é, e existem vários formas de ele obter essas informações como:  

  1. Observando seus horários;
  2. Conversando com os vizinhos;
  3. Abordando funcionários que trabalham para você;
  4. Pesquisando seu perfil nas redes sociais.

Por isso, o ideal é que, sempre que possível, você mude um pouco essa rotina. Isso vai fazer com que os suspeitos não tenham informações precisas sobre sua família, dificultando a ação deles.

Veja algumas dicas de segurança rápidas logo abaixo:

1. Evite dar informações com pessoas desconhecidas sobre seu patrimônio ou períodos em que você e sua família vão ficar ausentes.

2. Se possível, procure alterar os horários de saída para o trabalho e retorno ao fim do dia. Caso seja possível, almoce em casa de vez em quando.

3. Mude também as suas rotas no trânsito. Ao sair para levar as crianças à escola ou ir para a academia, não siga sempre a mesma direção. Mude o caminho e, quando puder, volte para casa logo depois que saiu para “ver se não esqueceu nada”.

4. As chaves nunca devem ser deixadas em vasos ou embaixo de tapetes, pois esses lugares são os primeiros locais a serem vasculhados.

5. Nunca abra a porta para pessoas estranhas que estão oferecendo algum tipo de serviço que não foi solicitado, pois isso pode ser uma armadilha.

6. Tenha cuidado com o que você compartilha nas redes sociais. Não informe o local para onde você está indo e, se estiver em férias, use o bom senso na hora de postar as fotos da viagem. Joias e outros objetos de valor em excesso também podem chamar a atenção dos bandidos. Não marque o local onde seus filhos estudam nem onde você trabalha.  

O que fazer para aumentar a segurança da sua casa

Para garantir a proteção da sua família, é preciso tomar algumas atitudes que vão diminuir os riscos da sua casa entrar na mira dos criminosos. Dessa forma:

1. Faça uma lista com o número de série dos seus bens de maior valor como TVs, aparelhos de áudio e eletrodomésticos e, se possível, guarde as notas fiscais todas juntas num local seguro. Isso facilita a identificação e a recuperação dos produtos, caso eles sejam roubados.

2. Sempre observe a movimentação na vizinhança e a presença de desconhecidos nas proximidades. Se estiver de saída e desconfiar de algo, espere alguns minutos e veja se a pessoa foi embora. Caso ela ainda esteja na região e você se sentir realmente ameaçado, chame a polícia para fazer rondas pela área.

3. Antes de sair de casa, sempre confira se todas as janelas e portas estão devidamente trancadas. Faça disso um hábito.

4. Sempre tenha em mãos as chaves de casa, quando estiver voltando do trabalho ou de uma festa e não demore muito tempo para entrar. Bandidos ficam à espreita esperando qualquer oportunidade para agir.

5. Procure receber amigos e familiares com certa frequência. Se você mora sozinho, é bom ter visitas em casa às vezes.

6. Mantenha portões e portas trancados mesmo quando estiver em casa.

7. Se precisar ficar longe por um longo período, tenha alguém de confiança (um parente ou um vizinho próximo) para pegar suas correspondências, acender as luzes de casa à noite e alimentar o seu bichinho de estimação. Além disso, converse com essa pessoa para informar por quanto tempo você vai estar ausente para o caso de um contato de emergência.

Alguns serviços de segurança que podem ajudar

Como nós explicamos mais acima, para proteger a sua família de verdade, você também pode complementar as nossas dicas com equipamentos de segurança e algumas mudanças físicas no imóvel. Veja os principais pontos positivos e negativos de cada um deles.

Câmeras de segurança

Prós:

  • Inibem a ação de assaltantes que não querem ser reconhecidos;
  • Caso ocorra alguma coisa, permitem o morador ter acesso às filmagens para identificar os suspeitos;
  • São pequenas e podem ser instaladas com facilidade em vários tipos de lugares.

Contras:

  • Comprar um sistema completo de vigilância ainda não é muito acessível;
  • Contratar esse serviço obriga o morador a obedecer contratos.

Observação:

Câmeras de segurança, em geral, são muito utilizadas nos condomínios. Nesses lugares, vale muito a pena contar com esse tipo de serviço porque ele já está incluso na taxa de manutenção, ficando mais barato para o morador.

Cercas elétricas

Prós:

  • Inibem a ação de suspeitos que desejam invadir a sua casa;
  • Funcionam como um obstáculo a mais (além dos muros) para a ação dos bandidos.

Contra:

  • Exige que o morador atenda a uma série de especificações como altura do muro necessária, não ter contato com a vegetação e consulta à legislação ambiental para evitar restrições de uso.

Muros altos

Prós:

  • Dificultam o acesso de pessoas estranhas e com más intenções à sua casa;
  • São soluções mais simples de implementar na residência. O próprio morador pode solicitar o serviço com mais facilidade.

Contras:

  • Se o muro precisar ser construído do início, os custos com mão de obra e material são altos;
  • Se ele já estiver construído e você quiser aumentá-lo, os custos serão menores, mas mesmo assim ainda podem pesar no orçamento no fim do mês.

Sinais de que você precisa se mudar

Infelizmente, mesmo com as nossas dicas de segurança, às vezes, para proteger sua família, é preciso dar um passo a mais. Por isso, responda com sinceridade:

1. Você se sente seguro onde você está morando agora?

2. A região em que você vive costuma ser perigosa e sofrer com assaltos com frequência?

3. Alguma vez, você já pensou em se mudar para um lugar com mais qualidade de vida?

Se você respondeu SIM para qualquer uma dessas perguntas, então, possivelmente, é melhor começar a se planejar para comprar uma casa em outro lugar. O fato de você morar em uma região perigosa e não se sentir seguro o suficiente para proteger a sua família é um forte motivo para adquirir outro imóvel.

Para você ter noção de como a violência afeta o nosso bem-estar, basta se identificar com alguma situação que destacamos abaixo:

  • Entrar em casa à noite com medo de ser vítima de criminosos;
  • Se sentir inseguro para conversar com os vizinhos no portão de casa;
  • Perceber com certa frequência a presença de pessoas estranhas nas redondezas;
  • Deixar de sair com os amigos por medo de chegar tarde em casa;
  • Não usar celulares ou joias por causa da ação de suspeitos na região.

A falta de segurança é um dos fatores que mais prejudicam a qualidade de vida dos moradores. Por isso, nós trouxemos três materiais que podem ajudar você.

O primeiro é voltado para as pessoas que já entenderam que precisam se mudar, mas ainda não se planejaram financeiramente para isso. Dessa forma, nós montamos um guia completo com todas as dicas necessárias para você conseguir organizar as suas contas e realizar o seu sonho.

Clique aqui para receber o conteúdo gratuitamente.

O segundo e o terceiro são para as pessoas que já montaram o seu plano financeiro e agora estão à procura do melhor lugar para viver feliz e com mais segurança.

Conheça o Mosaico Ponta Negra, em Manaus (AM). O empreendimento ideal para quem quer morar no melhor bairro da cidade.

Clique aqui para receber o e-book sobre o lugar.

Conheça o Mosaico Essence, em Mogi das Cruzes (SP). O empreendimento perfeito para as pessoas que amam viver próximo da natureza.

Clique aqui para receber o e-book sobre o lugar.

GOSTOU? COMPARTILHE:


OUTRAS POSTAGENS

© 2023 - Projeto Mosaico Empreendimentos Imobiliários Ltda. | Política de privacidade

Projeto Mosaico é uma investida da Maiz: maiz.com.br

Fale agora com
nossos consultores
TELEFONE
E-MAIL
WHATSAPP