NOSSO BLOG

Quais são as etapas de uma obra de condomínio de lotes?

31/01/2020 |

Você comprou um lote e agora quer saber quanto tempo vai levar para ficar pronto? Confira aqui quais são as etapas de uma obra e quais são os prazos para a entrega do seu loteamento fechado. 

Alguns condomínios de lotes da Projeto Mosaico estão em fase de construção, mesmo assim, as vendas acontecem normalmente. Quem não sabe direito como funciona a construção de um espaço como este, pode perguntar: mas se é um loteamento fechado, não é comprador quem vai construir? 

Sim, a construção da casa sobre o lote é de responsabilidade do comprador e pode ser feita exatamente do jeito que ele achar melhor, com plantas personalizadas e feitas sob medida para a sua família. Entretanto, construir o condomínio de lotes exige toda a implementação de uma infraestrutura para que as residências possam ser erguidas, da construção dos espaços comuns e da instalação de serviços, como energia, água, esgoto e telefonia.

A gênese do projeto

Antes mesmo de pensar em quantas toneladas de massa de concreto usinado serão necessárias, o projeto da construção do condomínio de lotes começa com a sondagem do espaço que vai proporcionar a escolha de um terreno. 

Neste momento, leva-se em consideração diversos fatores. Por exemplo, a construção e o local devem ser compatíveis e o projeto deve se adequar à topografia.

Hoje em dia, considerar a vegetação natural do entorno da obra, mananciais e nascentes são de extrema importância, já que existe uma legislação rigorosa de proteção a este tipo de espaço. 

Após a análise do terreno, chegou a vez do projeto de arquitetura. Ele é o pontapé inicial, é o que vai nortear todas as demais etapas, que envolvem planejamento, construção e orçamento. 

É no projeto arquitetônico que se alinham todos os estudos de topografia, de legislação, de tendências do mercado, de público-alvo, ou seja, o conceito do empreendimento com o que é viável e pode ser construído para facilitar o dia a dia do futuro morador do condomínio fechado.

Este projeto, quando pronto, é levado para ser aprovado pela prefeitura da cidade onde se encontra o terreno escolhido para a construção. Este processo de aprovação pode ser rápido ou demorado, dependendo dos trâmites internos do órgão, e pode levar de 6 a 12 meses.

Começando a construção no loteamento fechado

Após a concepção do projeto e a sua aprovação diante dos órgãos legais responsáveis, a obra começa. Então, vamos às etapas:

  • O início da obra: a construção do condomínio de lotes, ou de outra obra qualquer, sempre vai começar com as instalações provisórias de estrutura mínima para os operários e profissionais. Este é um procedimento padrão e envolve a instalação de tapumes, banheiros e refeitórios, em alguns casos, para que a equipe de operários possa ter conforto para trabalhar e entregar a obra no melhor prazo possível.
  • Projetos complementares: São projetos que contemplam outras contratações para instalações mais específicas, como projetos de estruturas, execução, instalações elétricas, de água, de esgoto, de telefonia e outros serviços.
  • O projeto executivo: É o responsável pela especificação dos materiais que deverão ser utilizados nas áreas comuns, gastos com a compra do terreno, projetos paralelos complementares e a mão de obra. Ele deve prever todas as quebras e faltas, também contabilizando tempo para reposição e aumento no prazo em caso de problemas.

Depois de todos os projetos estarem alinhados e do início da obra ser realizado, as etapas vão acontecendo naturalmente, à medida que a construção avança. Nas obras da Projeto Mosaico, trabalhamos com as seguintes etapas:

  • Limpeza e Terraplanagem dos terrenos
  • Instalação de redes de água, esgoto e eletricidade
  • Pavimentações das ruas
  • Edificações das áreas comuns e de lazer

Em um loteamento fechado, como já dissemos, apenas as áreas comuns e a infraestrutura geral são de responsabilidade da construtora, e é quando estas são finalizadas que a obra é entregue. Mas, não sem antes obter toda a documentação necessária para o funcionamento do empreendimento como um condomínio de lotes.

Para saber mais sobre as etapas da sua obra, basta acessar a área do cliente e clicar em “Status da Obra”. Para saber mais sobre o tema, você também pode conversar com um especialista Projeto Mosaico.

GOSTOU? COMPARTILHE:


OUTRAS POSTAGENS

© 2023 - Projeto Mosaico Empreendimentos Imobiliários Ltda. | Política de privacidade

Projeto Mosaico é uma investida da Maiz: maiz.com.br

Fale agora com
nossos consultores
TELEFONE
E-MAIL
WHATSAPP