O que é melhor: comprar uma casa pronta ou investir num loteamento?

O que é melhor: comprar uma casa pronta ou investir num loteamento?

Antes de realizar qualquer compra, é importante analisar as vantagens e desvantagens do negócio. Principalmente quando o bem a ser adquirido é o local onde você vai passar longos anos da sua vida. E mais do que isso, é onde certamente você vai investir uma grande quantia em dinheiro. Pois é, viu que não vai ser uma tarefa tão fácil, não é?

E se você veio parar neste post procurando argumentos que ajudem na sua decisão, nós, da Projeto Mosaico, vamos mostrar para você o que é melhor: comprar uma casa pronta ou investir num loteamento? Caneta e papel na mão e anote nossas dicas. Vamos lá?

O que eu preciso analisar?

Já dissemos que muitos fatores podem influenciar na sua decisão, não é mesmo? Antes de tudo, é preciso avaliar o que é mais vantajoso para você. Aqui, vamos mostrar os pontos que você precisa colocar na balança antes de escolher o melhor lugar. Vamos ver?

casa-lote-preco

Considere mais economia para o seu bolso

-Valorização: um lote é um bem durável, que historicamente se valoriza com o tempo. Isso significa que, com o crescimento das cidades, as melhorias de infraestrutura no bairro e outros fatores agregam valor ao espaço. Quando ele já está num lugar bem localizado, melhor ainda.

-Preço: comprar um terreno num loteamento é significativamente mais barato do que adquirir um imóvel pronto. Isso faz com que esse investimento seja perfeito para quem ainda conta com pouco capital.

-Construir sai mais barato do que comprar pronto: a construção de um imóvel sai cerca de 50% mais barato do que a compra de um já pronto, o que significa mais economia para o seu bolso. Sem falar que o tempo pode valorizar a localização e, numa eventual necessidade, ele poderá ser vendido por um valor bem maior.

Acesse também:

Sonho da casa própria? Então saiba escolher a melhor planta!

5 dicas para os futuros moradores de um condomínio de lotes

Facilidade de pagamento

Normalmente, os condomínios de lotes podem ter o financiamento direto com uma incorporadora, fato que é mais conveniente para quem deseja parcelas menores e prazos mais longos para pagar. Os bancos, por outro lado, são mais rigorosos na análise de crédito, além de não flexibilizarem como as incorporadoras.

Se você optasse por um imóvel pronto, certamente teria condições muito mais rigorosas de pagamento. Sem falar que a arquitetura nem sempre pode ser a ideal para o seu gosto, o que pode demandar reformas e pesar ainda mais no seu bolso.

Escolha um local vantajoso

casa-lote-morar

Os loteamentos são ideais para quem busca mais tranquilidade, segurança, sossego e qualidade de vida. Geralmente, por serem construídos em locais mais afastados, os condomínios de lote oferecem vantagens como essas, difíceis de serem encontradas no centro das grandes cidades. Por isso, nem sempre um lindo imóvel, com tudo que você sonhou, pode ser tão vantajoso como parece.

Conforto é importante

Os melhores loteamentos são aqueles que oferecem conforto para os futuros moradores. Áreas de lazer, diversão e convivência. E eles precisam atender a toda a família. Já imaginou viver num lugar onde não se pode realizar caminhadas, corridas e nem sequer contato com a natureza? Essas vantagens são bem menos acessíveis aos moradores de bairros comuns.

Quem deseja investir numa moradia com esses benefícios tende a procurar locais planejados que ofereçam mais condições para uma boa qualidade de vida, como os condomínios de lotes, por exemplo.

Loteamento: maior liberdade para construir

lote-casa-construir

E por falar nessa possibilidade, nada melhor do que planejar todo o aspecto físico na estrutura da sua casa, concorda? Isso é considerado mais vantajoso também no quesito economia. Já imaginou você comprando uma casa pronta e depois percebe que ela possui muitos defeitos e por isso precisa desembolsar uma boa grana na reforma?

Pois é, mas se você optou por construir a própria casa, esses problemas certamente não ocorrerão. Sem falar que você mesmo administra as suas finanças e pode controlar todo o processo de gastos na construção.

Pronto para construir?

Se você ainda não tem recursos suficientes para iniciar o projeto da sua casa, esse não é um grande problema. O lote, como já dissemos, é na ponta do lápis mais barato do que uma casa pronta. Isso significa que, se você adquirir um pedaço de terra num loteamento, o espaço já está garantido.

Você pode começar a construção assim que possível, ou procurar um banco que financie a construção da sua casa em uma modalidade na qual o seu próprio terreno fica como garantia para o empréstimo do dinheiro.

Este conteúdo tirou suas dúvidas? Nós, da Projeto Mosaico, temos um conteúdo que pode ajudar ainda mais você. Clique aqui e descubra como aproveitar melhor o espaço do seu terreno.