NOSSO BLOG

Entenda por que a insegurança interfere no seu bem-estar

23/08/2018 |

Indiscutivelmente, as cidades estão crescendo de forma desenfreada e o desenvolvimento urbano faz com que a sensação de insegurança cresça proporcionalmente. Escolher a região menos perigosa para morar tem se tornado um desafio cada vez maior, não é? É possível que, assim como a maioria das pessoas, você tenha uma rotina que exige um dia inteiro fora de casa: você sai de manhã e volta apenas à noite. Sabe o que é pior? Esta falta de segurança pode trazer grandes preocupações e afetar diretamente a sua qualidade de vida. Quer ver? Neste post, você vai entender como a insegurança de morar em um lugar arriscado pode influenciar no seu bem-estar. 

Uma rotina sem liberdade

Quando você não se sente seguro na região em que mora, a tendência é que toda a rotina seja prejudicada. É claro que você vai fazer o possível para não arriscar chegar tarde da noite, logo em um local onde a insegurança predomina. Viu? As mudanças no seu dia a dia devem acontecer por causa da necessidade de proteger a si mesmo e a sua família.

Se você pensa que a falta de liberdade para por aí, está muito enganado. Para se sentirem mais confortáveis e assegurarem a integridade das suas família e dos seus bens, é comum que as pessoas mantenham todas as saídas do imóvel trancadas, 24 horas por dia, situação desagradável que acaba tirando a autoridade que elas têm dentro da própria casa.

Você também pode gostar de ler:
Segurança é coisa séria: hábitos essenciais para a rotina
Aprenda métodos eficientes para proteger sua casa

A insegurança pode trazer transtornos emocionais

Se a insegurança já atrapalha o seu dia a dia quando você está em casa, ao ficar longe dela a sensação é pior ainda. As preocupações constantes com a integridade física das pessoas que ama podem prejudicar a saúde mental de qualquer ser humano, dando oportunidade para o desenvolvimento de distúrbios muito frequentes na sociedade moderna, como a ansiedade e a depressão. Já deu para notar o quanto viver com segurança é importante para todos os âmbitos da vida, né?

Inquietação, medo e falta de tranquilidade são condições que tiram o sono literalmente! Falando nisso, se você não tiver uma boa qualidade de sono por conta dessas preocupações, pode ter um dia inteirinho prejudicado pela falta de rendimento e estresse. Vamos combinar que ninguém quer passar por isso.

Dificuldades para socialização

É sempre bom colaborar para um bom relacionamento com os vizinhos, mas quando a falta de segurança nos arredores da sua casa é uma realidade, esta tarefa fica bem mais complicada. Isso porque você não ter autonomia para sair e conversar com as pessoas que moram perto, sempre com medo de que algo aconteça enquanto você está fora da sua moradia. Muito provavelmente, os vizinhos também tem o mesmo sentimento. 

Tem crianças em casa? Então fique de olho!

Se você tem filhos ou crianças em casa, a atenção precisa ser redobrada! Você não sabe quem pode encontrar do outro lado da porta de saída, por isso, a necessidade de observar cada passo dos pequenos é grande. Sem falar que existe uma grande responsabilidade em relação ao local onde eles irão brincar e com quem farão isso. Até a capacidade de sociabilização deles com outras crianças da mesma idade acaba sendo prejudicada. Um desafio e tanto para a criação das crianças, concorda?

Medo constante: a sua saúde física também pode ser afetada

Do que adianta morar próximo de áreas onde é possível praticar atividades físicas se o medo de se expor a estes locais impede os moradores de se exercitar? Pois é, a falta de segurança também pode afetar a sua qualidade de vida quando o assunto é a prática de esportes e exercícios. Fazer caminhadas ao ar livre, passear com as crianças e com os pets e jogar futebol, por exemplo, são hábitos que devem ser valorizados e bastante frequentes na rotina de qualquer pessoa por colaborar e muito para o bem-estar, mas que a insegurança torna praticamente impossível.

Agora que você já viu que a insegurança é um grande empecilho para viver bem, confira como morar em um condomínio de lotes pode trazer grandes vantagens além de ser uma boa solução para o problema.

GOSTOU? COMPARTILHE:


OUTRAS POSTAGENS

© 2023 - Projeto Mosaico Empreendimentos Imobiliários Ltda. | Política de privacidade

Projeto Mosaico é uma investida da Maiz: maiz.com.br

Fale agora com
nossos consultores
TELEFONE
E-MAIL
WHATSAPP