NOSSO BLOG

Conheça 6 soluções para vencer o trânsito parado

21/01/2019 |

Não há nada mais incômodo do que desperdiçar tempo parado no trânsito. A perda das horas, que poderiam ser melhor aproveitadas no trabalho, lazer ou na companhia da família, acaba gerando muito estresse e cansaço e até crises de ansiedade. Neste caso, é importante que você saiba que evitar esse tipo de esgotamento resulta em qualidade de vida.

É por isso que a Projeto Mosaico elaborou esse artigo com 6 soluções para você evitar o engarrafamento e terminar o dia mais tranquilo. Veja nossas sugestões abaixo.  

1. Negocie novos horários

Se você vê que seu trabalho, não necessariamente, precisa ser feito em horário comercial, que tal negociar com seu chefe horários em que há menor fluxo de trânsito para se deslocar? Assim, você evita a fadiga de ficar horas parado dentro de um carro.

Avalie ainda a possibilidade de fazer home office. Também chamado de teletrabalho, a categoria é reconhecida na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Com as novas regras da lei trabalhista, mesmo se o trabalhador tiver que comparecer à empresa, a caracterização do regime de teletrabalho prevalece.  

2. Saia mais cedo ou mais tarde

Apesar de ser uma opção que pareça cansativa, sair mais cedo ou mais tarde para evitar o trânsito pode ser uma boa possibilidade. Que tal frequentar uma academia perto do trabalho para se exercitar antes das atividades? Ou você pode ir à uma praça ler um livro e tomar um sol. Pondere locais que você possa passar o tempo e aproveitá-lo para um lazer ou hobby.

3. Considere rotas alternativas

Tem certeza que só há uma opção para você ir ao trabalho? Que tal estudar outros trajetos? Algumas rotas podem parecer mais longas, mas considerando o engarrafamento, é capaz que sua chegada seja mais rápida do que na rota mais curta. Troque dicas com os vizinhos ou colegas de trabalho que moram na sua região sobre novos caminhos.  

4. Aproveite da tecnologia

Utilize aplicativos que mostrem em tempo real a situação do trânsito. Além de poder calcular a estimativa de viagem, você pode ver novas rotas para chegar em menos tempo ao local desejado. Uma dica é aproveitar o famoso Google Maps. O aplicativo já vem instalado na maioria dos telefones, mas tem suas funções pouco exploradas.

Com ele é possível ver em tempo real a situação do trânsito (se disponível na sua cidade). As ruas do mapa no aplicativo ganham as cores verde, amarela e vermelho, sendo vermelho as áreas de engarrafamento e o verde as áreas livres. Além disso, é possível estipular o tempo gasto de acordo com o transporte que você irá utilizar para deslocamento.

5. Tenha outras opções de transporte

Examine se você precisa mesmo utilizar seu carro. Uma ótima opção é  andar de bicicleta. Além de sustentável, você irá economizar um bom dinheiro e poderá reverter sua renda para um lazer ou investimento. Outra opção é utilizar o transporte público que faz rotas diretas, como metrô ou BRT. Você irá chegar mais rápido e também gastará menos.

Caronas também são alternativas ecológicas e baratas para chegar ao trabalho. Busque saber com vizinhos, amigos, colegas ou em grupos nas redes sociais se há pessoas que ofereçam carona por um preço amigável. Não esqueça de verificar se os horários são em períodos com menos fluxo, uma vez que a finalidade de pegar a carona é fugir do trânsito parado.

Você também pode combinar meios de transporte. Ir até um local de ônibus e depois pegar uma carona. Ou pegar uma carona e terminar o trajeto caminhando. Tudo isso, claro, se reduzir o seu tempo de itinerário.


Assunto relacionado:

Confira os benefícios da prática de atividades ao ar livre


6. Repense seu local de moradia

Talvez esteja na hora de avaliar se sua casa tem uma boa localização. Você pode pensar que está tudo bem morar na sua região, mas o comodismo é inimigo do bem-estar. Sem dúvidas, você merece qualidade de vida e pode ter algo muito melhor. Por isso, reveja o seu local de moradia e pesquise outras casas que ofereçam uma localização privilegiada.

Aproveite para aprimorar seu estilo de vida. Pense no que você pode e quer oferecer para sua família. Como uma vasta área de lazer, região perto da natureza e segurança para você ficar mais tranquilo.


Leia também:

Como escolher um bairro seguro para comprar uma casa nova?


Faça sua parte!

Todos os motoristas querem fugir do trânsito parado, mas será que todos têm consciência de suas atitudes em um engarrafamento? Você também pode evitar contribuir com um engarrafamento. Veja como.

  • Não se distraia! Evite ficar no celular em aplicativos de conversa ou olhando desatentamente a paisagem;
  • Preste atenção. Se você seguir as regras de trânsito, se mantendo na velocidade e respeitando a sinalização, você já estará fazendo uma ótima contribuição;
  • Estacione rápido em caso de problemas. Percebeu que o veículo está com um defeito? Busque estacionar imediatamente. Sem o risco de o carro ficar parado e atrapalhar o trânsito;
  • Não seja agressivo. Eventualmente há pessoas que estão desgastadas e acabam descontando em qualquer pessoa, inclusive desconhecidos no trânsito. Se você foi enfrentado, responda educadamente ou ignore;
  • Relaxe! Sabemos que é ruim e estressante ficar parado, querendo chegar rápido ao local de destino. Todavia, aproveite esses momentos para ouvir uma música e refletir. Tire bons proveitos das más situações.

Este conteúdo te ajudou? Continue acompanhando as matérias de bem-estar e qualidade de vida do nosso blog. Leia também Segurança é coisa séria: hábitos essenciais para a rotina.

GOSTOU? COMPARTILHE:


OUTRAS POSTAGENS

© 2023 - Projeto Mosaico Empreendimentos Imobiliários Ltda. | Política de privacidade

Projeto Mosaico é uma investida da Maiz: maiz.com.br

Fale agora com
nossos consultores
TELEFONE
E-MAIL
WHATSAPP