NOSSO BLOG

Casas pequenas: conheça a planta certa para o seu projeto

13/07/2018 |

Casas pequenas não precisam ser apertadas. Ao fazer um planejamento pontual desde a planta, você pode garantir que o espaço de construção do seu imóvel seja muito bem aproveitado. Essa missão não necessariamente vai ser tão difícil. Por isso, neste post nós vamos ajudar você com dicas de divisão e organização dos cômodos de uma casa pequena, a partir da elaboração da planta ideal para a ideia que você tem na cabeça. Vamos conferir?

Divida os cômodos sem parede

dividir-comodos-casa

Utilize móveis para separar cômodos como a cozinha e a sala de estar.

Pode soar estranho, mas essa estratégia tem sido utilizada cada vez mais, até mesmo em espaços amplos. Optar por dividir os cômodos com biombos ou objetos como uma estante, é uma ideia prática e utilitária. Você certamente vai ter a sensação de que o cômodo é maior. Veja aqui algumas dicas de como dividir e organizar cômodos pequenos.

Na hora de fazer a planta junto a um profissional, você pode decidir como será feita essa divisão. Mesmo que essa não seja a sua intenção, no fim da obra você vai acabar gastando menos dinheiro com a construção de paredes, fora os possíveis transtornos e dores de cabeça que possivelmente você iria ter se tivesse optado pelos tijolos, ?

Assuntos relacionados:
Não cometa estes erros durante a construção da sua casa
Dicas fundamentais para construir a sua casa do zero

A disposição dos móveis é fundamental em casas pequenas

Não adianta ter um grande espaço disponível na planta se você não adequar os móveis a ele. Da mesma forma, em uma casa pequena é essencial que você pense no posicionamento e no tamanho dos móveis. Verifique onde e como os móveis ficarão posicionados nos cômodos desde a fase de criação da planta, assim, pode-se aproveitar melhor o espaço disponível. Uma dica é usar as paredes para suspender armários e colocar prateleiras, por exemplo, sempre que for possível.

Além disso, apostar em móveis planejados pode ser uma boa para quando se tem pouco espaço na casa. Afinal, como o próprio nome diz, você pode planejar cada metro quadrado que os móveis irão ocupar.

Espaços indispensáveis

garagem-casa

Não se esqueça de avaliar se o imóvel vai precisar de espaços extras para a garagem, por exemplo.

Mesmo que a casa seja pequena, alguns espaços são necessários e indispensáveis na planta. Ter uma boa garagem é essencial para a segurança do seu carro, por isso, confira o espaço que você precisa destinar a ela mas não abra mão desse cômodo adicional. Na hora de elaborar a planta, analise bem o posicionamento e a quantidade de portas e janelas necessárias. Essa decisão pode ser fundamental para manter a casa mais arejada e com uma forte incidência da luz do dia, o que possibilita que o ambiente tenha um ar mais alegre e limpo.

Pense no posicionamento dos elementos no seu quintal. A área de lazer da sua casa pode ser bem aproveitada, mesmo que o espaço seja pequeno, desde que você faça um planejamento com os pés no chão acerca das suas necessidades neste espaço. Se você tem criança em casa, por exemplo, vai precisar de um pouco mais de espaço na parte da casa queridinha dos pequenos.

Nosso conteúdo sobre a planta ideal para casas pequenas ajudou você? Agora você pode continuar a leitura com as nossas dicas maravilhosas de como aproveitar melhor o seu terreno.

GOSTOU? COMPARTILHE:


OUTRAS POSTAGENS

© 2023 - Projeto Mosaico Empreendimentos Imobiliários Ltda. | Política de privacidade

Projeto Mosaico é uma investida da Maiz: maiz.com.br

Fale agora com
nossos consultores
TELEFONE
E-MAIL
WHATSAPP