7 dicas indispensáveis para comprar com segurança o seu terreno

7 dicas indispensáveis para comprar com segurança o seu terreno

Ter uma vida confortável com liberdade para construir o imóvel ideal para a sua família parece um bom negócio para você? Então certamente a aquisição de um terreno é a melhor opção para o seu caso! Mas a compra deste bem envolve a transação de valores financeiros. Logo, antes de assinar o contrato você precisa ficar atento à alguns pontos.

Como você pode imaginar, este processo por vezes é burocrático e pode deixar o consumidor bastante confuso. Neste texto, nós, da Projeto Mosaico, vamos mostrar para você 7 dicas essenciais para não errar na compra do seu terreno. Não corra riscos e passe por esta fase com segurança!

1) Considere sobre a melhor forma de pagamento

Hoje em dia existem muitas facilidades em relação ao pagamento do terreno. Por isso, faça as contas e analise qual a melhor forma de financiamento: com o banco ou com a construtora? Esta decisão precisa levar em consideração fatores como a burocracia envolvida no processo, o valor dos juros e a sua disponibilidade financeira para dar uma quantia como entrada.

2) Visite o local constantemente

Esta prática pode ser bastante útil para evitar surpresas futuras. Durante as visitas, o ideal é que você observe a movimentação da vizinhança e conheça o perfil das pessoas que vivem nos arredores. Gaste algum tempo no local para saber se ele realmente está de acordo com os seus gostos.

Por exemplo: se você prefere uma moradia sossegada, evite investir em terrenos localizados em ruas com trânsito muito intenso. Isso pode prejudicar a sua qualidade de sono e de concentração, além de gerar um estresse desnecessário. Já deu para perceber que antes de comprar, todo cuidado é pouco,?

3) Busque informações sobre a empresa

Afinal, você conhece o histórico da construtora que pretende negociar? Este é um dos primeiros itens a serem analisados para quem quer ter segurança na hora de comprar um terreno. Pesquise sobre os empreendimentos que a empresa já entregou. Se possível, converse com quem já passou pela fase da compra.

Dessa forma, dá para identificar os pontos positivos e negativos do negócio. Por fim, acesse o site da empresa e cheque as redes sociais dela. Esses meios permitem que você identifique o nível de satisfação dos clientes e as causas com as quais ela é engajada.

4) Faça um planejamento financeiro pós-compra

A compra de um terreno pode representar um custo mensal considerável. Logo, é importante adequar o valor da parcela à sua renda. Pegue caneta e papel: inclua os gastos com a documentação do terreno nas suas contas. Não se esqueça de levar em consideração as taxas e juros do financiamento.

Como você vai investir em um terreno, precisa estar preparado financeiramente para os custos de construção do seu futuro imóvel, mesmo que você pretenda fazer um outro financiamento para isso.

Assuntos relacionados:
Financiamento do imóvel: confira os documentos necessários
Por que um condomínio de lotes é a melhor opção de moradia?

5) O seu futuro imóvel precisa atender às suas necessidades

Tudo bem que os fatores externos ao local são relevantes, mas as informações relacionadas ao próprio terreno também são importantes. Nesse caso, você deve saber o tamanho do imóvel que pretende construir, quantas pessoas irão morar nele e quais as necessidades dela. O tamanho do terreno deve ser uma informação prioritária na compra para não haver erros.

6) Conheça a região que você pretende investir

Considere a infraestrutura disponível na região e os serviços úteis que estão próximos a ela. A facilidade de acesso a escolas, padarias, supermercados, shoppings e pontos de ônibus são os principais fatores a serem analisados.

Visite o empreendimento durante o dia e à noite e saiba mais sobre a localização dele. Estes pontos são fundamentais para a valorização do seu futuro imóvel, em caso de revenda.

7) Fique atento ao prazo de entrega

Esta é uma situação que preocupa bastante os compradores. Justamente por isso é preciso conhecer a empresa que você está fechando negócio. Ter a certeza de que ela irá cumprir os prazos de entrega é fundamental para que você se sinta seguro.

Algumas construtoras e incorporadoras disponibilizam informações em tempo real sobre o andamento das obras pela internet. Esta é uma maneira de manter o cliente sempre tranquilo e atualizado. Mas não abra mão de fazer visitas presenciais com frequência.

Agora que você já sabe o que observar ao comprar um terreno, que tal simular a compra do seu lote em nosso site? Assim, você pode organizar as suas despesas rumo à aquisição de um imóvel só seu. Faça agora a simulação da sua compra!

simulador-mosaico