Como escolher um bairro seguro para comprar uma casa nova?

Como escolher um bairro seguro para comprar uma casa nova?

O sonho da casa nova implica em muitas escolhas. Tamanho, ambiente, localização e, principalmente, a segurança são aspectos muito pesquisados para a certeza da compra de uma casa.

Com o aumento cada vez maior da criminalidade e pessoas tendo que estar atentas a cada passo dado na rua, a compra de uma casa nova resulta na certeza que o morador terá a tranquilidade e a qualidade de vida necessária para garantir o bem-estar da família.

Pensando nisso, decidimos elaborar um conteúdo para te ajudar na escolha de um bairro seguro para sua casa. Acompanhe.

Comece pelas suas preferências

Se você está familiarizado com sua cidade, provavelmente você tem em mente alguns bairros conhecidos por sua localização distinta. Para a escolha de um bairro seguro, comece listando os bairros de sua preferência para uma pesquisa detalhada.

Lembre-se que nesse ponto é importante colocar suas prioridades. Morar perto de escolas, supermercados, do trabalho ou em um local tranquilo, com pouco fluxo de trânsito e perto de belezas naturais? Faça sua lista inicial visando o que você quer para sua família e para seu bem-estar.

Internet a seu favor

Delimitando suas opções fica mais fácil iniciar suas pesquisas. Afinal, para garantir que sua casa nova terá a melhor localização, você terá que se empenhar em averiguar e descobrir tudo sobre seu futuro bairro. Para isso, seu primeiro recurso de investigação é a internet. Veja alguns caminhos.

Pesquisa de notícias.

Na própria ferramenta de busca do Google você pode colocar o nome do bairro e clicar na aba ‘Notícias’ para ver os acontecimentos recentes. Combine o nome do bairro com palavras-chaves relacionadas ä segurança, como “criminalidade”, “acidente” ou “assalto”. Use uma por vez.

É muito provável que com a combinação mostre um grande número de notícias. Por isso, repare nas datas de publicação. Veja se há um grande período de tempo entre uma e outra. Além disso, não fique apenas no título. Leia as matérias. Às vezes as situações ocorreram por uma ocasionalidade e não são recorrentes.

Pesquisa em sites oficiais.

Você ainda pode realizar buscas de dados detalhados sobre segurança em sites como da Secretaria Pública de Segurança ou da Prefeitura de sua cidade. Verifique se há pesquisas, paineis de segurança e outros dados que podem indicar criminalidade em bairros.

Pesquisa em grupos no Facebook.

E por que não buscar grupos ou páginas de bairros da sua cidade no Facebook? A rede social é uma ampla plataforma de informação e discussão. Lá você pode descobrir o que estão falando das áreas que você tem intenção de adquirir sua casa nova.

Pesquisa in loco

Depois da sua pesquisa inicial na internet, é hora de dar uma volta no local. Observe se há postos policiais por perto, a frequência de rondas e se há vigilantes noturnos na região. Verifique também se há comércios na localidade. Pontos comerciais vazios pode indicar um mal sinal.

Além disso, veja a movimentação de pessoas na área e repare momentos que as ruas se esvaziam. Por este motivo, é importante visitar o local em diversos horários e, de preferência, em datas diferentes.


Não deixe de ler também:

De que forma um bairro privilegiado melhora a sua vida?

Do que você precisa para ter bem-estar e qualidade de vida?


Conheça a vizinhança

Quando estiver andando pelo bairro aproveite para perguntar sobre segurança a comerciantes, vigilantes e vizinhos, se você já tiver a casa em vista. É nessa hora que você vai saber realmente o que o bairro tem a oferecer. Fale sobre seu interesse de adquirir uma casa nova na região e peça uma avaliação. Não esqueça de mencionar casos que leu na internet para saber a perspectiva dos moradores.

Segurança não é só criminalidade

Muitas vezes relacionamos segurança apenas a assaltos, furtos e violência. E não está errado, afinal, esses são os nossos maiores medos em relação a seguridade da vida. Entretanto, há outros aspectos que devem ser observados que podem complementar sua proteção e sua qualidade de vida.

  • Acesso rápido às vias principais. Você pode precisar chegar em casa rápido ou ter que sair dela em um momento de necessidade;
  • Iluminação das ruas. Prefira vias com bastante iluminação durante a noite, sendo fácil de se localizar no ambiente;
  • Observe a disposição de áreas públicas. Como praças, estacionamentos e parques. As áreas podem servir de referência e apresentar movimentação de pessoas;
  • Infraestrutura geral do bairro. Construções que previnam enchentes e alagamentos; redes de esgoto; limpeza nas ruas e limpeza de terrenos vazios também são fatores importantes de observar. Além de estarem ligados diretamente ao seu bem-estar.

Escolha bem a estrutura da sua casa nova

Se você verificou que seu bairro é seguro, por que não escolher uma casa que garanta também? Para isso, prefira condomínios que ofereçam segurança na portaria e fechamento perimetral da área. Assim, só moradores e visitantes identificados têm acesso interno.

Monitoramento constante também é uma vantagem dos condomínios e tranquiliza você e sua família. Seja dentro de casa ou utilizando espaços de lazer. Afinal, morar em condomínio fechado não significa não poder se divertir. Mas, sim, poder aproveitar áreas de lazer tranquilo e com proteção.

Mais confiante para comprar sua casa nova em um bairro seguro? Conheça melhor o projeto  Bem estar no Mosaico Essence e veja a união de segurança, comodidade e lazer em um único espaço.