Casa pequena: afinal, como ganhar mais espaço em um lugar assim?

Casa pequena: afinal, como ganhar mais espaço em um lugar assim?

Se você observar, os imóveis para moradia estão cada vez menores e a tendência do mercado é de diminuir ainda mais. Isso porque, as pessoas estão priorizando a praticidade e a escolha de lugares em áreas centrais ou próximas ao trabalho. Embora casas pequenas e simples sejam mais difíceis de adaptar móveis e aproveitar ambientes, você ainda pode tornar seu lar em um local bonito e funcional.

Preparamos para você um conteúdo com as melhores dicas para ganhar espaço em uma casa pequena. Veja como há passos que podem ser muito simples para deixar seu ambiente mais amplo.

Aprimorando sua sala

A sala de estar é o ambiente de entrada de uma casa. É a primeira impressão que você passa ao visitante e o primeiro espaço que você quer se jogar depois de um dia cansativo de trabalho. Para projetos de casa pequenas é importante escolher os móveis corretos, principalmente na sala.

Na hora de comprar lembre-se: nada de querer preencher o espaço com os móveis imensos. Prefira um sofá de dois lugares que pode virar cama ou puffs espalhados no ambiente. Se você for de receber pessoas e achar que um sofá não é o suficiente, invista em um tapete fofo e confortável. Assim, seus visitantes podem sentar no chão tranquilamente.

Se você quer ter uma pequena sala de jantar, muito cuidado com a escolha da mesa e das cadeiras. Antes de mais nada, prefira mesas que acomodam entre 2 a 4 pessoas. Da mesma forma, as cadeiras não devem ter braços para evitar a ocupação de espaço.

Outra solução é planejar seus móveis de acordo com o tamanho do seu espaço. Para isso, é preciso medir os ambientes e esboçar como seus móveis podem harmonizar com a casa.

Cozinha integrada

Já ouviu falar em ambientes integrados? São espaços que têm sua divisória derrubada para dar maior amplitude ao local e integrar o que seriam dois espaços. Um exemplo bem conhecido de integração de ambientes é a construção da cozinha americana.

Esse modelo de cozinha é muito comum em casa pequenas. As paredes são retiradas e apenas um balcão divide o espaço entre sala e cozinha. No balcão são colocadas banquetas para se fazer refeições rápidas. Uma das vantagens desse modelo de cozinha, além de ganhar espaço, é a interação com as pessoas da casa. Quem estiver cozinhando pode muito bem acompanhar os assuntos de quem conversa na sala.

Outra dica para ganhar mais espaço na cozinha é instalando armários acima da linha dos olhos. Para isso, é preciso saber se organizar. Itens que você utiliza no dia a dia devem estar mais acessíveis, enquanto panelas grandes e louças especiais podem ocupar espaços mais altos.

Se quiser aproveitar mais ainda o ambiente da sua cozinha, disponha os eletrodomésticos em um U ou em uma fileira para abrir espaço para circulação. O fogão pode ser substituído por um cooktop para diminuir a ocupação do recinto.

Banheiro funcional

Banheiros geralmente são espaços mais difíceis de se aproveitar. O ambiente disponível é normalmente muito menor em casa pequenas. Ainda assim, é possível fazer algumas modificações. Por exemplo, se seu banheiro tiver um bidê você pode retirá-lo e deixar a zona livre para circulação ou colocar um pequeno armário.

Você ainda pode aproveitar para colocar um espelho embutido para guardar materiais de higiene e cosméticos. Há gabinetes que integram a pia com espaço para guardar utensílios. Essa pode ser uma ótima ideia de aproveitamento de espaço.

A porta do banheiro também pode ser trocada por uma de correr. Aliás, portas de correr são as maiores aliadas das casas pequenas. Você pode instalá-las e, dessa forma, não se incomodar com o espaço ocupado por uma porta aberta.

Quartos confortáveis

Uma casa pequena, geralmente, possui um ou dois dormitórios muito limitados para móveis. Lembre-se que o ambiente deve ser aconchegante para dormir. Aqui, a dica é medir o espaço antes da compra da cama. Aliás, prefira camas com compartimentos para guardar objetos, ocupando menos espaço do quarto.

Do mesmo modo, se o quarto for para duas crianças invista em uma bicama ou em uma beliche. A verticalização dos móveis é um ganho de espaço. Assim, caso você trabalhe em casa, prefira uma cama de solteiro e ocupe o resto do local com mesa simples de estudos.  

Possui muitos livros e objetos de decoração? Prefira guardá-los em nichos nas paredes. Os nichos, além de deixar a parede com a impressão mais “clean”, você ainda pode posicioná-los de maneira divertida, brincando com sua decoração.  

No quesito guarda-roupa, prefira os espelhados. Além de cômodo para a visualização da aparência quando estiver se arrumando, espelhos dão definitivamente profundidade ao espaço. Na parte de cima do guarda-roupa, guarde cobertores pesados e livros que você não usa com frequência. Em síntese, cada cantinho deve ser totalmente aproveitado!

Jardim e áreas externas

Casas pequenas também podem ter lindos jardins! Portanto, se você adora plantas na sua casa, essa é a hora de deixar sua área externa funcional, tranquila e acolhedora. Que tal fazer um jardim ou horta vertical e ganhar mais espaço? Para isso, só é preciso fixar os vasinhos na parede na disposição que você achar melhor.  

No espaço de fora, você ainda pode colocar uma pequena mesa com cadeiras para cafés da tarde. E porque não colocar cadeiras que também são balanços ou armadores de rede para deixar o recinto relaxante? Dessa maneira, combine sua casa com sua personalidade e a deixe aconchegante para você!

Quando saber que é hora de mudar?

Achou muita coisa para se trabalhar em um espaço? Talvez seja a hora de rever se sua casa é o melhor para você e sua familiares. Quem tem o sonho de aumentar a família ou de oferecer segurança e qualidade de vida para seu filhos, é bom repensar a disponibilidade de espaço que sua casa oferece.

Enfim, você não precisa se desesperar e se mudar para qualquer lugar. Antes de tudo, você pode planejar a compra e construção da sua casa. Comece também a pesquisar imediatamente sobre bairros seguros e fazer uma lista com suas prioridades em um local. Veja esse material de Como comprar sua casa com tranquilidade e esteja pronto para dar o próximo passo. Com certeza, essa é a etapa que vai te proporcionar os melhores momentos da sua vida.